Página Inicial > Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: IFMA é parceiro de site de jogos educativos

• publicado 21/10/2011 15h54
  • última modificação 06/03/2015 13h50

LudoAproveitar os recursos das novas tecnologias no cotidiano educativo tem sido um desafio para os professores. Como atrair atenção de alunos que, muitas vezes, passam boa parte do tempo em frente ao computador? O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) tem uma experiência interessante nessa área. Ele desenvolveu o site Ludo Educativo, que utiliza jogos para ensinar conteúdos escolares. O IFMA é um dos parceiros desse projeto.

O site está em exposição no stand do Campus Monte Castelo na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até hoje (21), no estacionamento do São Luis Shopping. O representante do IFMA no projeto é o professor Presley Serejo. “O site é uma ferramenta de ensino e de avaliação multidisciplinar. Professores podem utilizar os jogos para trabalhar conteúdos do ensino fundamental e médio”, explicou Presley.

Ranking e prêmios

O aluno escolhe o nível que deseja (fundamental ou médio) e a disciplina (física, matemática, química, biologia, história ou geografia). Após realizar um cadastro simples, ele pode participar dos jogos. Semelhante ao que acontece nos jogos online, a pontuação alcançada pelo estudante irá para um ranking e aquele que alcançar maior nota concorrerá a prêmios como notebooks e vídeo game interativo de última geração.

Os professores podem utilizar o Ludo Educativo para jogar com seus alunos e acompanhar o desempenho deles em relação aos conteúdos estudados em sala de aula. Os jogos permitem, por exemplo, que o professor identifique em quais assuntos seus alunos enfrentam mais dificuldades.

No site há uma área com jogos dedicados a química quântica e também o Ludo Educa Jogos para crianças a partir de quatro anos, que aborda temas como meio ambiente e saúde. Além do site, o Ludo Educativo pode ser acessado por meio da rede social facebook.