Página Inicial > Notícias > Semana Técnico Pedagógica movimenta Campus Açailândia

Semana Técnico Pedagógica movimenta Campus Açailândia

• publicado 20/03/2012 14h49
  • última modificação 06/03/2015 13h50
acailandiaO ano letivo 2012 no Campus Açailândia começou com uma intensa semana de planejamento, estudos e discussões envolvendo todos os servidores. Na terceira edição da Semana Técnico Pedagógica, uma programação diversificada conduziu os debates entre os participantes.
Temas como acessibilidade e inclusão, currículo integrado, sistemática de avaliação, disciplina escolar e fomento à pesquisa, mesclaram-se à temas administrativos como apresentação das resoluções sobre afastamento para pós-graduação, diretrizes para o ensino, pesquisa e extensão, prestação de contas do exercício 2011, orçamento 2012, plano diretor de expansão do campus, avaliação interna e diretrizes para o planejamento institucional.
“O domínio de temas relativos ao ensino e da atividade administrativa amplia a capacidade de atuação de ambos os segmentos, pois favorece o planejamento e o atendimento das demandas da comunidade”, disse o diretor de Desenvolvimento do Ensino, Edvan Ferreira.
acailandia1 acailandia2 acailandia3
Neste ano letivo, todos os professores receberam notebooks, fechando assim a série de investimentos feitos para a melhoria das condições do ensino, iniciado com a instalação de projetores multimídia, telas de projeção e quadro de vidro temperado em todas as salas de aula.
Vários convidados participaram das atividades. A professora Ximena Bandeira Maia, do Campus Imperatriz, e o professor Carlos Firmino, do Campus São Raimundo das Mangabeiras, discutiram o currículo integrado e educação integral no IFMA.
As experiências dos profissionais da educação da rede estadual e municipal em Açailândia mobilizaram a todos para discutir a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais e a indisciplina na escola. O fomento à pesquisa foi discutido pelo representante da Fapema, professor Manoel Dantas / Uema de Imperatriz.
No último dia de atividades, aspectos sobre a execução do orçamento do Campus Açailândia, o Plano de Ação e de Compras 2012, as obras de expansão das instalações físicas (ginásio, garagem, almoxarifado, biblioteca, auditório e refeitório) e as diretrizes para o planejamento institucional movimentaram os servidores.
Coube ao pró-reitor de Planejamento e Administração, Roberto Brandão expor as perspectivas de investimento para o exercício 2012 e falar da importância do planejamento institucional para uma boa execução orçamentária e a otimização dos investimentos.
Segundo o diretor geral do campus, Reinouds Lima Silva, “a semana se notabilizou pelas discussões sobre a consolidação do processo de implantação do campus, que completa quatro anos de funcionamento neste mês”, concluiu.
Como encaminhamentos da semana, a equipe de gestão do campus apresentará o Plano de Ação Anual, para subsidiar os servidores para a construção dos planos de trabalho individuais em atendimento a resolução 87/2011 do Consup.
Serão criadas comissões por área técnica para a revisão dos projetos de curso, das ofertas para os próximos anos e estudos para a implantação de cursos de engenharia nas áreas de alimentos e metalurgia e redimensionamento da força de trabalho do campus.