Página Inicial > Notícias > Publicada obra internacional editada por professor do IFMA

Publicada obra internacional editada por professor do IFMA

• publicado 11/09/2012 19h42
  • última modificação 06/03/2015 13h51

Ginlaber2O professor do Departamento de Eletroeletrônica do IFMA – Campus Monte Castelo – Ginalber Luís de Oliveira Serra, já tem em mãos o livro “Frontiers in Advanced Control Systems” (Fronteiras em Sistemas de Controle Avançado). O material foi totalmente editado por ele e teve sua primeira publicação em julho deste ano, na Croácia, por meio da editora austríaca Intech, que em 2011 o convidou para estar a frente desta edição.

Para isso, o professor organizou conteúdo, temas, prefácio e capítulo introdutório. Este último contendo 28 páginas, onde é feita uma abordagem geral na área de sistema de controle avançado, com suas teorias e impactos, além de informações sobre elaboração de projetos.

Ginalber01Segundo Ginalber o livro possui doze capítulos divididos entre pesquisadores de países como Estados Unidos, Espanha, Sérvia, México, Equador, Malásia e Brasil. Como a publicação está disponível na internet, cerca de 400 downloads já foram realizados, até o início desta semana, principalmente nos Estados Unidos. “Isso significa reconhecimento internacional para o IFMA”, avalia o professor, acrescentando que o material será de grande importância para a educação no sentido de ajudar estudantes e pesquisadores a conhecer as fronteiras desta tecnologia. “O público-alvo são profissionais e pesquisadores que trabalham na automação, controle e instrumentação”, complementa.

A proposta de criação da obra partiu do próprio Ginalber, em virtude da necessidade de haver pesquisas mais avançadas na área de controle – intensamente estudada no IFMA. O livro é dividido em três partes: Análise de Sinais e Sistemas, Metodologia de Controle e Ações Práticas de Controle.

“Em primeiro lugar vislumbramos os enriquecimentos teóricos e de formação dos alunos que entram para o curso de Engenharia Elétrica do Instituto, para que possam dar continuidade na pós-graduação em nível de mestrado e doutorado”, explica o professor, sem perder de vista o aspecto social, vislumbrando, por exemplo, a utilização dessas pesquisas na prática, como na área biomédica, que poderá auxiliar pessoas com diabetes ou deficiências físicas. “A motivação dos nossos pesquisadores é desenvolver algo que possa ser útil para a sociedade”, enfatiza.

Atualmente Ginalber, que é coordenador do Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada à Tecnologia, orienta dois alunos de doutorado: Washington Luis Santos Silva e Carlos Cesar Teixeira Ferreira, ambos professores do IFMA. Orienta ainda alunos de mestrado,  graduação e de nível médio. Suas principais linhas de pesquisa são: Controle Robusto, Inteligência Computacional, Processamento de Sinais.