Página Inicial > Notícias > Encontro do Neabi-IFMA reúne coordenadores de 15 campi

Encontro do Neabi-IFMA reúne coordenadores de 15 campi

• publicado 18/09/2012 21h44
  • última modificação 18/09/2012 21h44

neabi-detalhe-reuniaoEncerrou-se às 18 horas desta terça-feira (18), a reunião ordinária do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes NEABI/IFMA. O evento, que teve início na segunda (17), no auditório Fonte do Ribeirão, do Hotel Abbeville. Com a participação de quinze dos dezoito campi (não participaram os Campi Pinheiro, Buriticupu e Santa Inês).

botelho-detalhe“Os representantes dos Núcleos locais presentes debateram e deliberaram sobre assuntos relevantes para implementar as Diretrizes Curriculares para a Educação Etnicorracial dentro do IFMA”, explica o coordenador geral do NEABI Central do IFMA, professor Batista Botelho.

Dentre os conteúdos abordados, discutiu-se a política de cotas etnicorraciais, cuja fundamentação se deu com a contribuição do professor Richard Christian Pinto dos Santos, do Centro de Cultura Negra do Maranhão e Membro da Comissão de Avaliação do Programa de Cotas Étnicas da UFMA, que explanou o tema “Panorâmica sobre a conjuntura atual em relação às políticas educacionais para a implementação das Diretrizes Curriculares para educação Etnicorracial”.

Um dos pontos fortes do encontro foi a contribuição dos pedagogos e pedagogas presentes que discorreram sobre ao processo de planejamento pedagógico nos campi e as questões afetas às leis 10.639\2003 e 11.645\2008.

Nas rodas de conversas, cuja dinâmica se deu em trabalhos de grupos, se iniciou a elaboração de uma proposta para a Implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação Etnicorracial no IFMA.

A pedagoga Rosana Maria de Sousa Alves (Campus Codó) apresentou o Projeto para o Seminário da Consciência Negra do IFMA, que ocorrerá no Campus Codó nos dias 28, 29 e 30 de novembro, como culminância do mês da Consciência Negra 2012.

Ao final, foi constituída a Comissão que conduzirá o processo eleitoral para a escolha dos novos membros da Coordenação Geral do NEABI/CENTRAL bem como dos Núcleos locais, com a seguinte composição: Priscila Vieira dos Santos (Assistente de Administração – Campus Imperatriz); Marinete Moura (Pedagoga – Campus Barra do Corda); Leudjane Diniz (Professora do Campus Caxias); e Caroline de Sousa Cunha (Professora do Campus Barreirinhas).

Os produtos das discussões foram sistematizados em um Plano de Trabalho para a implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação Etnicorracial dentro do IFMA, explica Batista Botelho. “Ele (o plano) será entregue ao magnífico Reitor do IFMA, Roberto Brandão, por uma Comissão representativa do NEABI em audiência às 15h, na próxima segunda, 24 de setembro”, pontuou.