Campus Barra do Corda debate políticas públicas para o povo Kanela em seminário
Servidores do Campus Barra do Corda participaram do “III Seminário de controle social – povo Kanela”, que aconteceu na aldeia Escalvado, localizada no município de Fernando Falcão (MA). O evento discutiu as políticas públicas para os povos indígenas no Maranhão.
As temáticas principais do seminário foram a saúde e a educação. Neste sentido, a pedagoga do Campus Barra do Corda, Marinete Moura, falou sobre o trabalho que o Instituto vem desenvolvendo para ofertar educação profissional ao povo Kanela.
Ao longo deste ano foram realizados encontros com a participação de servidores do IFMA, técnicos da Funai e representantes do povo Kanela, que pensaram na estrutura curricular do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) de agricultura familiar.
O curso, que será oferecido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), terá como referência a valorização da cultura indígena e dos arranjos produtivos locais. A oferta desse curso e a participação do IFMA no “III Seminário de controle social – povo Kanela” aproxima e demonstra o compromisso da instituição com os povos indígenas da região na qual o campus está inserido. Também representaram o Campus Barra do Corda os professores Alberto Bandeira, Cláudio Braga e Eluardo Ferreira.
Redes Sociais