Página Inicial > Notícias > Campi Centro Histórico e Barra do Corda discutem o “13 de maio “

Campi Centro Histórico e Barra do Corda discutem o “13 de maio “

• publicado 12/05/2013 14h26
  • última modificação 12/05/2013 14h26

escravidao atual2O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indiodescendentes (Neabi) do IFMA Campus Centro-histórico promove debate com a temática da “Falsa Libertação”. O evento acontece no dia 13 de maio (segunda), às 17 horas no auditório Zezé Cassas, com a participação do prof. Neto de Azile. Geógrafo, educador, pesquisador da cultura afro e ativista dos direitos humanos, Neto de Azile irá abordar as grandes dificuldades que o povo negro ainda sofre no Brasil na atualidade.

Barra do Corda

O Neabi do Campus Barra do Corda, também organizou uma atividade, no dia 09, com uma reflexão crítica sobre os dias 13 de maio e 19 de abril (dia do Índio). A atividade contou com a participação da comunidade escolar e da sociedade civil do município e discutiu “A história do Maranhão frente as leis 10.639/03 e 11.645/08” e “A realidade dos povos indígenas no Maranhão”

Alunos do curso de Edificações fizeram apresentação oral de trabalhos sob orientação do prof. Eduardo Melo, com o apoio de vídeo e exposição de fotografias: “Cultura e religiosidade afro-brasileira em Barra do Corda” (Osmir Mariano e Ana Paula Matos), “Sociedades africanas” (Thiago Viveiros) e “Arquitetura africana” (Ana Paula Matos).

Bacabal-capoeiraOs alunos Rafael Campos (“Cantigas, narrativas e representações da identidade indígena do povo Tenetehara-Guajajara da região de Barra do Corda-MA”) e Thalysson Lago (“Educação escolar indígena diferenciada: do discurso oficial da legislação educacional brasileira à prática efetiva nas aldeias Tenetehara-Guajajara da região de Barra do Corda-Ma”) também deram publicidade aos seus trabalhos sob orientação da profa.Marinete Moura.

Outro trabalho exposto foi “O ritual da punga: preservando a cultura no município de Barra do Corda-MA”, coordenado pelo aluno Neudson Nicásio, sob orientação da profa. Annaya Assunção. Houve ainda, apresentação, em forma de dramatização, do “Ritual da Menina Moça” (cultura indígena) e do “Maculelê, Samba de Roda, Capoeira, Tambor de Crioula” (cultura afro-brasileira).

Entenda o Neabi
O Neabi do IFMA trata-se de uma instância de discussão e planejamento de ações pedagógicas afirmativas. Tem como meta contribuir com o efetivo cumprimento das leis nº. 10.639/03 e 11.645/08. A legislação prevê a implantação de temas da história da África e da cultura afro-brasileira, bem como da história e da cultura indígenas no currículo escolar de instituições educacionais.