Página Inicial > Notícias > 2ª Caminhada do IFMA integra servidores e incentiva a prática esportiva

2ª Caminhada do IFMA integra servidores e incentiva a prática esportiva

• publicado 26/08/2013 22h15
  • última modificação 06/03/2015 13h51

Caminhada06O Instituto Federal do Maranhão marcou presença na Avenida Litorânea, na manhã de domingo, 25. A partir das 7h começaram a chegar os primeiros servidores interessados em participar da 2ª Caminhada, que visa à integração da comunidade acadêmica, por meio do cultivo de hábitos saudáveis. Para realizá-la, o IFMA contou também com o apoio da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Blitz Urbana e Corpo de Bombeiros, que estiveram ao lado dos integrantes, no percurso que se iniciou na Praça do Pescador, finalizando na Barreira Eletrônica da avenida.

Caminhada05   Caminhada21   caminhada04

Antes do alongamento para melhorar a flexibilidade do grupo, o reitor Roberto Brandão abriu o evento, ressaltando que atividades físicas nos auxiliam a ter um equilíbrio entre corpo e mente, e que isso é extremamente importante para enfrentarmos o cotidiano de forma mais equilibrada. “Agradeço a todos os organizadores que fizeram esse momento acontecer”, disse, lembrando que em outubro será realizado os Jogos dos Servidores do IFMA e que conta com a presença de um grande número de professores e técnicos-administrativo da instituição. “Estejam preparados, montem as equipes porque é uma atitude que favorece nosso revestimento de saúde para a prática do ensino”, completou.

caminhada12   Caminhada20   Caminhada01

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Valéria Martins, também se mostrou grata por ver os integrantes da instituição na caminhada. “Acredito que outras irão acontecer, até porque é uma forma de cultivarmos a vida através de exercícios físicos e também de nos confraternizarmos com tanto servidores que a cada dia adentram o IFMA”, pontuou, sem deixar de demonstrar seu contentamento com a colaboração que recebeu de setores como Reitoria, Pró-reitoria de Planejamento e Administração, Núcleo de Qualidade de Vida, Departamento de Comunicação e Eventos e toda equipe da Progepe, que não mediram esforços para fazer a caminhada acontecer.

caminhada10caminhada05      caminhada13

“A caminhada é um ambiente fora do IFMA mais descontraído e uma motivação para aqueles que não têm o hábito da prática esportiva”, destacou o diretor do Campus Centro Histórico, Carlos Alexandre Araujo. O professor do Campus Monte Castelo, Walker Rabelo, chegou na Litorânea de bicicleta, vindo do bairro Forquilha. “Tenho consciência de que a prática esportiva é importante, mas é preciso incluí-la no meu hábito diário”, reconheceu.

caminhada 08“A iniciativa é simbólica, mas significativa porque nos faz refletir sobre a necessidade de cuidar da saúde”, comentou o professor de Informática do Campus Monte Castelo, Gentil Cutrim. Muitos servidores foram acompanhados de membros da família, para se integrarem aos demais colegas, como a analista de Tecnologia da Informação, Alessandra Bezerra de Melo que levou a filha. “Não tenho o hábito de caminhar, portanto considero esse momento como um incentivo e forma de nos integramos”, observou.

caminhada09“A importância maior da caminhada está na integração em forma de lazer”, constata a chefe do Departamento de Políticas Especiais da Pró-reitoria de Ensino, Alice Cadete. Para o Pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais, Marco Antônio Torreão, representa o Instituto motivando saúde e mostrando para a sociedade que tem ações, as quais levam à melhoria da qualidade de vida.

Avaliação Técnica

caminhada07O acompanhamento profissional da 2ª caminhada do IFMA foi realizado pelos professores de educação física Luciana Tugeiro (Campus Barra do Corda), Helton Mota (Campus Monte Castelo), Fábio Dutra (Campus Santa Inês), Raffaelle Santos (Campus Buriticupu) e Izolina Lima, coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Ela explica que a caminhada gera maior disposição, ativa o sistema muscular e esquelético, bem como respiração e circulação, favorecendo a queima de calorias.

caminhada11Segundo a professora é uma atividade economicamente simples, que requer menos custo para ser praticada. Ao avaliar o evento diz acreditar que tenha aguçado a busca pela atividade física, principalmente entre aqueles que têm uma vida sedentária. “Isso é um bom começo. A atividade foi tranquila, graças à colaboração de todos os departamentos envolvidos”, constata.