Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA se integra a sistema para implementar política de saúde do servidor
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA se integra a sistema para implementar política de saúde do servidor

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 24/09/2013 18h59
  • última modificação 06/03/2015 13h50
Imprimir

SIASS-1AO IFMA integra, desde o dia 13 de setembro, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). O ingresso da instituição no sistema vai possibilitar a adoção de várias ações de promoção e acompanhamento da saúde dos servidores, de forma a garantir a implementação da Política de atenção à saúde do servidor público.

A assinatura do convênio aconteceu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em São Luís (MA) e além do IFMA passaram,também, a integrar o SIASS, na mesma data, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

siass-robO reitor do IFMA, Roberto Brandão, enfatizou a disposição de fortalecer o SIASS. “Chegamos para compor essa família com uma equipe pronta a colaborar”, afirmou. “Temos a qualidade de vida como projeto”, prosseguiu. “E é um projeto que vai se consolidar”, concluiu.

Para Elisabeto Trindade, gestor substituto do SIASS em São Luís, na promoção da saúde há uma riqueza de atuação. “Além da qualidade de vida no trabalho, deve-se pensar no auto conhecimento, no relacionamento interpessoal, nos fatores climáticos, na alimentação, nas causas de adoecimento, além da organização do trabalho”, esclareceu. “Devemos deixar de cuidar da doença para cuidar da saúde”, afirmou.

SIASS-INSSSegundo Nádia Guedelha, gestora do INSS na capital maranhense, é preciso entender que gestores sozinhos não chegam a lugar nenhum. “O servidor é fundamental para que a Administração possa chegar ao seu objetivo fim”, ponderou. “Demos um passo importante na estrada que estamos percorrendo”, comemorou. “Quanto mais instituições aderirem, será melhor para todos”, concluiu.

Na avaliação de Maria Antonia Bogéa, representante técnica da equipe da qualidade de vida e saúde no trabalho do INSS e ex-servidora da Escola Agrotécnica de São Luís, é preciso mediar conflitos e evitar o adoecimento. “Trabalhamos com a promoção e a prevenção”, afirmou. “Muitos colegas não precisam de afastamento ou de remédios, mas de mediação de conflitos”, esclareceu. ”Temos conseguido a troca de muitos gestores”, exemplificou.

A implantação do SIASS ocorre em âmbito nacional, congregando os órgãos públicos federais, com a formação de núcleos para o desenvolvimento de promoção da saúde, prevenção de doenças ocupacionais, conscientização de gestores acerca da importância do cuidado com o servidor, atividade física, relação saudável entre servidor e gestor e realização de perícia, exames admissionais e periódicos para a prevenção de doenças

Participaram, ainda, da solenidade, a chefe do Núcleo de Qualidade do IFMA, Izolina Borges, e o diretor geral do Campus Alcântara, Gairo Garreto, além de gestores da Policia Federal, da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Maranhão, da ABIN e da DRT.

registrado em:
Fim do conteúdo da página