Página Inicial > Notícias > IFMA em Colinas: audiência pública define eixos tecnológicos e cursos

IFMA em Colinas: audiência pública define eixos tecnológicos e cursos

• publicado 22/09/2014 20h48
  • última modificação 22/09/2014 20h48

colinas1Na sexta-feira, 19, uma audiência pública realizada no auditório do Centro de Estudos Superiores de Colinas (CESCO) apresentou os eixos tecnológicos e cursos técnicos escolhidos pela sociedade civil e previstos para serem ofertados no campus do Instituto Federal do Maranhão, no município. A solenidade contou com a participação de 486 pessoas, sendo 414 estudantes.

Colinas4O processo de implantação do campus do IFMA em Colinas teve início em 2012. A princípio, seria instalado um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), mas a partir de esforços conjuntos do Instituto e da Prefeitura Municipal, foi viabilizda a construção de um campus, num terreno de cinco hectares doado pelo município. “Esse é um momento importante para definir os eixos, áreas e cursos que estaremos oferecendo para a população de Colinas e região. É fundamental que a comunidade tenha voz nesse processo. Novos horizontes virão; novos frutos virão!”, destacou o reitor do IFMA, Roberto Brandão.

colinas3“Um campus do IFMA vai mudar a realidade do nosso povo. Teremos aqui um centro referencial de ensino”, afirmou o prefeito de Colinas, Antônio Carlos. Da mesma forma, a secretária municipal de Educação, Mauricélia Carneiro, apontou a importância do momento. “Colinas está em festa! Os cursos trarão para nossa cidade profissionais competentes e qualificados”, avaliou.

Jairo Henrique Pereira, presidente da Associação Comercial de Colinas, acredita que a oferta de cursos técnicos vai ajudar os jovens a desenvolver habilidades exigidas nas diferentes carreiras. “Os cursos elencados foram os mais importantes para a nossa realidade. De imediato, vocês serão inseridos no mercado de trabalho”, analisou.

Carlos Eduardo Guimarães, estudante do 3º ano do Ensino Médio e um dos relatores do segmento “Estudantes” manifestou sua satisfação com a chegada do IFMA a Colinas. “Os jovens daqui não vão mais precisar se deslocar para dar continuidade aos estudos. A qualificação vai proporcionar um aumento na oferta de emprego e oportunidades”, comentou.

Metodologia da Audiência

colinas2A audiência pública realizada na sexta-feira marca a culminância de um processo de mobilização dos estudantes e da sociedade civil de Colinas. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA, Agenor Filho e pela chefe do Departamento de Políticas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino, Alice Cadete.

A equipe aplicou questionários para a definição dos eixos temáticos e cursos e dividiu o público-alvo em três segmentos: profissionais da Educação, estudantes e sociedade civil. Os eixos mais votados por cada segmento foram Meio ambiente, saúde e segurança; Gestão e negócios; e Recursos naturais. Após essa fase, o IFMA vai realizar a tabulação dos dados e os trâmites necessários para a instalação definitiva do campus.

Inicialmente, os cursos funcionarão no prédio do CESCO. O reitor estima que dentro de trinta dias seja lançado o edital de licitação para a edificação do novo campus.