Coelho Neto: direção conhece sistema de produção de alimentos da Embrapa
A direção do Campus Coelho Neto realizou visita técnica à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), unidade Meio-Norte, no município de Parnaíba – PI, no final do mês de agosto. O objetivo da visita foi conhecer o Sistema Integrado Alternativo para Produção de Alimentos – Agricultura Familiar, o “Sisteminha Embrapa”.
O projeto consiste na integração de cultivos, utilizando uma mesma área para a produção de frutas, hortaliças, aves, pequenos animais (como o porquinho da Índia) e peixes. O Sisteminha Embrapa se fundamenta em quatro princípios: 1) Miniaturização; 2) Replicabilidade; 3) Escalonamento da produção; 4) Segurança alimentar e nutricional, apropriada para agricultores familiares. “O Sisteminha é uma referência mundial em pesquisa e transferência de tecnologia na área agrícola”, afirma Pedro Neves, servidor da Embrapa Meio-Norte.
A visita faz parte dos preparativos para o oferecimento do curso de Agricultor Familiar, nas comunidades rurais de Buenos Aires, em Coelho Neto e Órfãos, em Duque Bacelar, municípios do interior do Estado. Os cursos serão ministrados na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e visam o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
O sistema consorciado é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte. A parceria com o Instituto Federal do Maranhão visa utilizar o “sisteminha” como base nos cursos de agricultor familiar. Já a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP) vai disponibilizar seus técnicos agrícolas para que façam a assistência técnica após a implantação dos sistemas nos povoados.
A visita teve a participação do secretário de Agricultura de Coelho Neto, Valternir Lopes da Silva; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Câmara Municipal de Coelho Neto, Antonio Pires; de técnicos agrícolas e líderes comunitários dos povoados Buenos Aires e Órfãos; e do técnico agrícola do IFMA – campus Buriticupu, Emanuel Monteiro, que tem o interesse de implantar o referido sistema nas localidades do município.
Redes Sociais