Página Inicial > Notícias > Campus Barra do Corda avalia cursos ofertados pelo Pronatec

Campus Barra do Corda avalia cursos ofertados pelo Pronatec

• publicado 09/10/2014 18h43
  • última modificação 09/10/2014 18h43

Desde segunda-feira (6), o Campus do IFMA em Barra do Corda vem avaliando os cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tanto nas suas unidades remotas de ensino quanto na sede do município. O processo de avaliação iniciou-se com a unidade remota do Povoado Santa Fé/Carrasco, a 53 quilômetros (Km) da sede, onde foi ofertado o curso de formação inicial e continuada (FIC) de Agricultor Orgânico, no segundo semestre do ano passado, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Avaliacao Pronatec 2Composta por Marinete Moura, diretora de ensino, e Thiago Silva, coordenador geral do Pronatec em Barra do Corda, a equipe avaliadora foi recebida, na chegada ao povoado, por José de Ribamar, 47 anos, ex-aluno do curso. O agricultor, pai de três filhos, acompanhou os avaliadores à sua pequena propriedade rural, para mostrar o quanto o programa o ajudou a melhorar sua produção agrícola, utilizando somente insumos orgânicos.

“Os conhecimentos adquiridos com o curso do Pronatec ensinou-me a ser sensível com a questão ambiental, mostrando-me que é possível plantar sem agredir o solo”, avaliou o ex-aluno, destacando o aumento da produtividade após ter aprendido a fazer adubo orgânico, veneno da folha da ortiga, veneno orgânico para combate à nematoide, dentre outros.

Avaliacao Pronatec 3José de Ribamar também foi aluno do curso FIC de Piscicultor, ofertado na sede do município no primeiro semestre deste ano. Para poder estudar, o agricultor percorria diariamente a distância entre a sede de Barra do Corda e o Povoado Santa Fé, em estrada vicinal e com diversos obstáculos. Apesar das dificuldades, ele não desistiu, concluindo o curso com frequência quase integral. Atualmente, o ex-aluno tem um projeto de criação de peixes pronto para conseguir financiamento junto ao Banco do Nordeste (BNB). Segundo ele, “as portas estão se abrindo”, e o sucesso se deve aos conhecimentos obtidos nos cursos do Pronatec.

Segundo Thiago Silva, a oportunidade de vivenciar o retorno que o Pronatec traz para a comunidade é impar, e muito importante para o processo de universalização do ensino, em especial do ensino técnico. Para a diretora de ensino Marinete Moura, o Programa trouxe oportunidades de educação profissional a lugares longínquos, os quais não se pensava alcançar antes. São os exemplos das aldeias indígenas Escalvado e Porquinhos, distantes 90 Km e 130 Km da sede do município, respectivamente, onde foi ofertado o curso FIC de Agricultura Familiar.

Atualmente, o IFMA de Barra do Corda oferece 17 cursos FIC do Pronatec, com cargas horárias entre 200 e 240 horas, em sete unidades remotas. Além do Povoado Santa Fé/Carrasco, são elas: Povoado Buriti (a 60 Km de Barra do Corda), Povoado Leandro (68 Km), Jenipapo dos Vieiras (55 Km), Tuntum (88 Km), Presidente Dutra (100 Km) e Dom Pedro (150 Km).