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Palestra sobre gamificação e concurso de jogos independentes no Universo IF

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 05/11/2014 15h12
  • última modificação 05/11/2014 15h12
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Universo IF02Gamificação. O termo, ainda desconhecido no Houaiss, vem causando transformações profundas no campo educacional. Gamificação ou ludificação, é o uso de técnicas do design de jogos em contextos alheios aos games, como empresas e escolas, por exemplo. Na manhã do primeiro dia de Universo IF, evento paralelo ao IX Connepi, quem expôs casos desse tipo de utilização dos jogos e falou sobre suas experiências à frente Singol Games Educacionais – desenvolvedora da Plataforma Educacional Kiduca – A Cidade Educação – foi o analista de sistemas e professor Jorge Proença. Durante a tarde, foi realizado o primeiro dia do concurso de jogos independentes.

Com a palestra “Gamificação, a revolução do ensino-aprendizagem”, Jorge fez brincadeiras com a plateia, contextualizando situações em que o uso de jogos se tornaria um estímulo para quem quer aprender. Ao perceber que as pessoas riam, ele explicou: “O sorriso é bom no processo de ensino-aprendizagem e os games proporcionam isso”. Ele expôs também que a área educacional não é a única que pode utilizar esse tipo de ferramenta. “O game entra como processo interativo e pode ser utilizado de diversas formas: empresas, escolas, lazer, esportes, etc.”, completou.

Universo IF 01A realidade hoje na área é de expansão e aceitação. Com a evolução tecnológica no desenvolvimento de jogos no Brasil e no mundo desde a década de 1950, atualmente os games têm se voltado mais para aplicativos de celular. “A tendência daqui para frente é que os games sejam comprados online, e que a plataforma seja aberta. E isso foi possibilitado pela melhora da internet no Brasil”, expõe Proença. Na prática a criação de jogos educativos pode ser feita tanto do lado do educador – na forma de games que estimulem o raciocínio dos jogadores – quanto dos alunos, que podem, a partir do conteúdo aprendido em sala de aula, criar jogos.

Um dos coordenadores dos concursos de jogos do Universo IF, José Nunes de Oliveira, explicou a importância de pautar os games dentro, não só de eventos tecnológicos, como também em outros espaços. “O trabalho que o Jorge faz no Brasil é o que queremos fazer a nível local. Queremos tornar as aulas mais atrativas, e essa ideia de conhecimento que a gamificação traz é bem interessante”, relatou Nunes.

Jorge Proença finalizou a palestra expondo a importância de eventos como o Connepi e o Universo IF, tanto para a expansão do conhecimento tecnológico, quanto para a aproximação com a sociedade e o empresariado. “O mais interessante nesse tipo de evento é a possibilidade de unir academia, empresas e alunos, proporcionando conexão entre pessoas que normalmente não se encontrariam. E esse link é muito importante, pois, ao mesmo tempo em que há jovens sonhando com inovação, há empresas precisando de talentos. É uma troca de experiências”, exemplifica Proença.

Jogos independentes

Unierso IF 03 copyA tarde desta terça-feira, 04, ficou reservada para o concursos de jogos independentes, ou seja, jogos que não têm como finalidade a aprendizagem, mas sim o entretenimento. Foram 39 games selecionados em todo o país para participar deste espaço no Universo IF. Eles tiveram 3min para apresentar seu jogo para a plateia. Ao final do último dia do Universo (dia 6) serão escolhidos os melhores jogos, entre o júri técnico e o júri popular, já que as pessoas poderão jogar todos os games participantes e depois votar.

A professora do IFMA, Eveline Sá, uma das coordenadoras do concurso, expõe a satisfação em organizar um espaço como esse projetado pelo Universo IF. “Ano passado tivemos uma experiência muito positiva no Seminário Nacional de inovação tecnológica nos Institutos Federais de educação (SENITIF), daí a proposta de organizar um concurso como esse.”, relatou Eveline. E completou: “A integração entre pesquisa e empresa é necessária e temos que começar de alguma forma. É gratificante ver pessoas tão jovens empenhadas nesse processo”.

Dentre os participantes do concurso, tiveram Institutos Federais de vários estados, e participantes de outras instituições e empresas. Dentre os jogos apresentados: Origami Flight (MA), Jogos Asteróides (RJ), Jogo Arrow (RN), Jogo QuimFácil (CE), UFO – força aliens (RR), e tantos outros. O play já foi dado, agora é aguardar o game over, momento em que serão escolhidos os vencedores do concurso.

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