Página Inicial > Notícias > IFMA promove ações de consciência negra nos campi

IFMA promove ações de consciência negra nos campi

• publicado 02/12/2014 16h09
  • última modificação 02/12/2014 16h09

Em comemoração ao mês da conscientização negra vários campi do IFMA realizaram ações para debater a diversidade étnica e promover o debate sobre a cultura afro.

Viana

viana REDAs ações de conscientização negra no campus Viana ocorreram no dia 25 de novembro na Comunidade de Ipiranga, localizada no município Viana. O encontro teve o objetivo de debater sobre a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura afro-brasileira nas escolas, e foi direcionada para 138 pessoas, dentre elas professores e demais interessados na temática, além representantes de 23 áreas quilombolas.

A programação do encontro promoveu palestras que trataram de temas sobre identidade étnica, proferida pela militante do movimento negro do Maranhão, Gisele Padilha, e palestra sobre a Lei 10.639/2003, que trata do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, ministrada pela servidora Elisvanda Ramos. Houve também relatos de experiência e apresentação do projeto “Livro de Pano” do Vianense Reginaldo Pinheiro. Segundo o diretor geral do campus, Fábio Lustosa, uma das dificuldades encontradas na aplicação dessa lei está relacionada com a formação dos professores. Daí a ideia de promover eventos como esse para a formação dos professores.

Já a diretora de ensino, Ana Cláudia Caminha, abordou a questão da repetência, abandono escolar e homicídio entre os jovens negros. “Queremos, portanto, contribuir para a valorização dessas crianças e adolescentes, realizando um trabalho na formação dos professores, já que a atuação destes profissionais pode ser determinante na vida desses alunos”, declarou a diretora.

Viana2REDO evento contou com o apoio e presença do secretário de educação do município, Oliveira Júnior, e do secretário municipal de igualdade racial, Edilson Coelho, e teve seu encerramento com a apresentação cultural do tambor de crioula.

Monte Castelo

Com o intuito de debater o racismo e a exclusão social enfatizando a importância do papel da educação na construção social da cultura negra foi realizado no dia 26 de novembro, no IFMA campus Monte Castelo, ações de conscientização. A programação incluiu apresentações, filmes e palestras.

Programação:

Sala de Mestrado
14h – Apresentações de alunos da turma da Profª Paula Araújo
15h – Exibição do documentário “O Sangrador e o Doutor”, com direção de Artur Fonte (TV Brasil)
15h30 – Palestra: O Negro em questão: da escravidão à atualidade, com Mundinha Araújo
17h – Peça “A última estação de Negro Cosme – a balaiada e outras sangrias”, do grupo teatral Cena Aberta, com direção Luís Pazini.

Bacabal

Em Bacabal, a Semana da Consciência Negra aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro e reuniu exposições, palestras e oficinas sobre a diversidade étnica brasileira destinadas aos alunos e servidores do campus.
Mais informações aqui

Barra do Corda

Já o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e indiodescendentes (NEABI), campus Barra do Corda, aproveitou o mês de conscientização negra para catalogar suas atividades, pesquisas, artigos e/ou projetos realizados. Segue a relação dos trabalhos.

A – Estudos Indígenas

1- Realização anual do Seminário de encerramento do mês indígena Curso de agricultor familiar Mehi pelo Pronatec – Aldeia Escalvado e Aldeia Porquinhos extensão. (Concluído 2014)
2- Curso de agricultor familiar pelo Pronatec – Aldeia Colônia – extensão. (previsão de realização em 2015)
3- Projeto de implantação da biblioteca dos povos indígenas da região de Barra do Corda (aquisição de livros das etnias Canela e Guajajara) e outras produções relacionadas
4- Projeto de tradução (inglês – português) das pesquisas e demais produções do norte-americano Bill Crocker, antropólogo que estuda a os índios da etnia Canela da região de Fernando Falcão.
5- Projeto de extensão: Ensino de língua Portuguesa para indígenas – politica de incentivo aos indígenas para o acesso, permanência e sucesso para os que acessarem o IFMA/Barra do Corda.
6- Pesquisas desenvolvidas
Educação Indígena e a Responsabilidade social do IFMA perante a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira/ art. 26-A (lei 11.645-2008) – Profª Marinete Moura da Silva Lobo
7- Os interesses e/ou usos das cantigas do povo canela ramkokamekrá, segundo faixas etárias, contextos sociais e significados linguísticos
Profº Cláudio J. B. Rocha (em andamento)

B – Estudos Afro-brasileiros

Pesquisas desenvolvidas PIBIC /JR
1 – O Ritual da Punga: Preservando a cultura no município de Barra do Corda- Maranhão. Profª Annaya Assunção Pereira Ribeiro
2 – Juventude e Cultura: O Ritual da Punga no município de Barra do Corda – Maranhão como uma manifestação cultural de resistência negra. Profª Annaya Assunção Pereira Ribeiro.