Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Eleições: 3.300 estão aptos a votar para escolha de diretores de campi
Início do conteúdo da página Notícias

Eleições: 3.300 estão aptos a votar para escolha de diretores de campi

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 29/05/2015 18h59
  • última modificação 29/05/2015 18h59
Imprimir

Cerca de 3.300 alunos, professores e técnicos administrativos deverão participar das eleições para a escolha dos novos diretores gerais dos campi Açailândia, Alcântara e Imperatriz, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A votação ocorre no dia 2 de junho, das 8h às 20h.

 

São 2.650 estudantes, 300 professores e 350 técnicos-administrativos. Segundo a Comissão Eleitoral Central, que coordena o pleito, para atender esses eleitores serão utilizadas 12 urnas eletrônicas distribuídas pelos três campi do IFMA onde ocorrerá escolha de novo diretor geral. A votação será em cabine individual.

 

De acordo com levantamento oficial, cerca de 1.600 eleitores estão aptos a votar no Campus Imperatriz. Enquanto que em Açailândia são 1.200 votantes e, em Alcântara, aproximadamente 500.

 

O presidente da Comissão Eleitoral Central, Francisco das Chagas Rodrigues, informa que durante todo o horário de votação haverá equipes preparadas para atender com rapidez às solicitações. Cerca de 90 pessoas vão trabalhar nas eleições, entre membros de comissões, presidentes de mesa e mesários. “Esperamos poder colaborar para mais uma manifestação democrática dentro de nossos campi”, disse Francisco das Chagas Rodrigues.

 

O processo eleitoral será em turno único. Conforme as normas das eleições, o voto de cada segmento – professores, técnicos administrativos e alunos – tem peso de um terço, segundo o Artigo 13, da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

 

Pró-tempore – O mandato dos diretores gerais eleitos terá duração aproximada de um ano e dois meses – 11 de setembro de 2016 –, para que haja coincidência com a eleição para reitor do IFMA no próximo ano. Eles assumem mandato de diretores gerais pró-tempore.

 

A contagem dos votos e a divulgação dos resultados deverá ocorrer até 21h do dia da votação. “Tão logo sejam enviados os dados, emitiremos o resultado que posteriormente será enviado ao Conselho Superior (Consup) para homologação, no dia 15 de junho”, explicou o presidente da Comissão Eleitoral Central.

 

Após essa etapa, os diretores eleitos serão nomeados pelo reitor do instituto. “Desejo que o processo democrático seja, acima de qualquer coisa, o vencedor desse momento. Que a lisura, a transparência e a ética se sobressaiam. O IFMA só tem a ganhar com a as escolhas dos seus dirigentes e assim será na sua crescente construção”, disse o reitor Roberto Brandão.

 

 

Acesse o regulamento das eleições.

 

 

Verifique a lista de votantes:

Alcântara – alunos; professores; técnicos administrativos

Açailândia – alunos; professores; técnicos administrativos

Imperatriz – alunos; professores; técnicos administrativos

 

 

Perfil dos candidatos

 

 

Campus Açailândia  

 

José Werbet Ferreira da Silva

Pedagogo do IFMA. Especialista em Gestão e Administração Escolar, pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) e graduado em Pedagogia pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP). É pesquisador na área de políticas de inclusão social, com foco no município de Açailândia, analisando o perfil sócio-econômico de catadores de resíduos sólidos e a integração de mulheres no mercado de trabalho. Atual diretor geral do Campus Açailândia.

 

Moacir Florentino da Silva Júnior

Professor do IFMA. É tecnólogo em Processamento de Dados pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS); e mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem experiência profissional em computação na área docente e como Analista de Sistemas. Principais áreas de interesse: Banco de Dados, Desenvolvimento Web, Engenharia de Software e Informática Aplicada as Ciências do Ambiente.

 

 

Campus Alcântara 

 

 

Edalton dos Reis Silva

Professor do IFMA. É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutor em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolve projetos na área de meio ambiente, com pesquisa sobre avaliação de impactos ambientais do tráfego de navios na Baía de São Marcos, certificada pela Agência Nacional do Petróleo.

 

Gairo Oliveira Garreto

Professor do IFMA. Tem graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). É mestrando do programa de pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (SC). Também é engenheiro de segurança do trabalho (licenciado) da Secretaria Municipal de Saúde. Atual diretor geral do Campus Alcântara.

 

Jorge Renato Santos da Silva

Professor do IFMA. Graduado em Licenciatura em Eletricidade pelo IFMA (CEFET-MA). É especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica de Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo IFMA. Desenvolve projetos na área de energia renovável, com foco na produção de energia elétrica utilizando a maré em foz de rios e o movimento das águas em riachos e lagoas. Tem experiência nas áreas de Eletrônica, Eletricidade, Informática e Física.

 

 

Campus Imperatriz  

 

Joana Darc Medeiros de Morais

Professora do IFMA. É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Construção Civil. Atual diretora geral do Campus Imperatriz.

 

Saulo Cardoso

Professor do IFMA. Tem graduação em Administração com habilitação em Sistemas de Informação Gerencial pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA). É especialista em Gestão Pública peça Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) e tem especialização em andamento em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página