Página Inicial > Notícias > Pesquisa de professor do IFMA é destaque em livro sobre linguagem e discurso

Pesquisa de professor do IFMA é destaque em livro sobre linguagem e discurso

O professor Luís Rodolfo Cabral, do Campus Santa Inês, é um dos organizadores da obra que será lançada na quarta-feira (29).
  • publicado 28/07/2015 13h41
  • última modificação 28/07/2015 13h48

O livro será lançado no Encontro Nacional de Estudantes de Letras.Avaliar processos discursivos que instauram identidades em lugares diversos e se aplicam a textos do cotidiano. É essa a proposta do livro “Discursos, sujeitos e sentidos: perspectivas identitárias”, que tem como um dos organizadores o professor Luís Rodolfo Cabral, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês. A publicação será lançada nesta quarta-feira (29), às 11h, durante a programação do Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O primeiro capítulo da obra é um artigo de Luís Rodolfo Cabral intitulado “Entre a cruz e a gravata: a relação interdiscursiva entre discurso religioso e discurso político”. No trabalho, o pesquisador apresenta uma discussão teórica sobre os pontos de contato entre os discursos religioso e político, sustentando-se na hipótese do linguista francês Dominique Maingueneau de que o interdiscurso é constitutivo de todo dizer.

“Deste entrecruzamento, teoricamente reconhecido como de ‘sacralização da política’, podem surgir construções discursivas de salvadores, como mostrei em meu primeiro livro”, comenta o professor. A primeira obra de sua autoria chama-se “Messias de papel”, um estudo sobre a ressignificação de passos da trajetória messiânica aplicada ao contexto da última campanha eleitoral de Roseana Sarney ao Governo do Estado em um veículo de comunicação local.

O pesquisador revela que essa inquietação acadêmica permanece e que o seu mais recente artigo dá continuidade a essa discussão. “Hoje percebo a necessidade de investigar quais são os aspectos que o discurso político retoma do discurso religioso – e vice-versa -, quais são silenciados, e quais são irremediavelmente manifestados”, complementa.

Mais sobre o livro

“Discursos, sujeitos e sentidos: perspectivas identitárias” é um produto do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD/CNPq), do qual o professor do IFMA faz parte juntamente com outros acadêmicos das áreas de Letras e Turismo. Além do artigo de Luís Rodolfo Cabral, o livro compila uma série de outros trabalhos que buscam verificar – na relação entre língua, história e memória – como discursos irrompem em diferentes situações.

O livro já pode ser adquirido on-line no site da editora e também terá exemplares a venda durante o lançamento no Encontro Nacional de Estudantes de Letras.