Página Inicial > Notícias > Professores do IFMA lançarão livro na REDITEC 2015

Professores do IFMA lançarão livro na REDITEC 2015

Obra ‘Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores’, organizada por Fábio Lustosa e Cristiano Macedo, será lançada no dia 21, durante a reunião que ocorrerá de 20 a 23 de outubro em Fortaleza-CE
  • publicado 19/10/2015 18h08
  • última modificação 19/10/2015 18h18

Os professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Fábio Lustosa e Cristiano Macedo, farão o lançamento do livro Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores no dia 21 de outubro, na 39ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação (Reditec 2015), em Fortaleza-CE. O encontro ocorrerá de 20 a 23 de outubro na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro – Av. Monsenhor Tabosa.

Publicado pela editora ARTMED (Grupo A), o livro traz textos que analisam a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Além de serem os organizadores, os professores Fábio Lustosa e Cristiano Macedo também são autores de artigos presentes na obra.  Eles assinam juntos o artigo Bases epistemológicas subjacentes ao enfoque CTS no ensino de química.

Artigos – Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT/REAMEC e graduado em Licenciatura em Química, Fábio Lustosa é autor ainda dos artigos Formação de professores de química e física: o que formadores pensam? (com Maria da Conceição Gemaque de Matos, Rosália Maria, Ribeiro de Aragão e Terezinha Valim Oliver Gonçalves); e O enfoque CTS e a pesquisa colaborativa na formação de professores em ciências: algumas reflexões (com Terezinha Valim Oliver Gonçalves).

Os artigos de Fábio Lustosa, atualmente diretor do IFMA Campus Viana, trazem algumas questões que envolvem a educação CTS no ensino de ciências. Em um dos textos, o professor, com os outros autores, busca estabelecer as bases teóricas que sustentam a relação Ciência – Tecnologia – Sociedade e o ensino de química. Segundo as críticas contidas no texto, a metodologia de ensino adotada em muitas instituições ainda segue o paradigma cartesiano. Os autores tentam abordar, então, um conceito novo de cidadania na visão pós-moderna.

“Em outro momento trazemos a pesquisa colaborativa na formação de professores de ciências com o enfoque CTS, a fim de contribuir para a formação de professores reflexivos, e com isso possibilitar uma mudança efetiva em sua prática docente, na perspectiva de uma formação educacional crítica, criativa, científica e cidadã”, diz Fábio Lustosa.

Já Cristiano Macedo, professor de computação do IFMA e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/REAMEC), assina, com Josefina Barrera Kalhil, o artigo Reflexão sobre as tecnologias digitais computadorizadas no ensino e aprendizagem das ciências.

01515 GONCALVES - Educaçao em...O quê?

Lançamento do livro Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores, organizado por Fábio Lustosa e Cristiano Macedo (IFMA)

Quando?

Dia 21 de outubro, às 16h

Onde?