Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Livro de professores do IFMA é lançado na Reditec 2015
Início do conteúdo da página Notícias

Livro de professores do IFMA é lançado na Reditec 2015

‘Educação em Ciências e Matemáticas’, organizado por Fábio Lustosa e Cristiano Macedo, foi lançado em Fortaleza-CE
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 23/10/2015 10h38
  • última modificação 23/10/2015 10h39

Imprimir
FábioLustosaFernandoLimaLançamentoDeLivroNaReditec2015Fortaleza

Professor Fábio Lustosa e pró-reitor do IFMA Fernando Lima em lançamento na Reditec 2015

O livro Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores, organizado pelos professores do IFMA Fábio Lustosa e Cristiano Macedo, foi lançado na 39ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação (Reditec 2015), em Fortaleza-CE. O lançamento ocorreu no dia 21 de outubro.

Publicado pela editora ARTMED (Grupo A), o livro traz textos que analisam a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Além de serem os organizadores, os professores Fábio Lustosa e Cristiano Macedo também são autores de artigos presentes na obra.  Eles assinam juntos o artigo Bases epistemológicas subjacentes ao enfoque CTS no ensino de química.

Artigos – Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT/REAMEC e graduado em Licenciatura em Química, Fábio Lustosa é autor ainda dos artigos Formação de professores de química e física: o que formadores pensam? (com Maria da Conceição Gemaque de Matos, Rosália Maria, Ribeiro de Aragão e Terezinha Valim Oliver Gonçalves); e O enfoque CTS e a pesquisa colaborativa na formação de professores em ciências: algumas reflexões (com Terezinha Valim Oliver Gonçalves).

Os artigos de Fábio Lustosa, atualmente diretor do IFMA Campus Viana, trazem algumas questões que envolvem a educação CTS no ensino de ciências. Em um dos textos, o professor, com os outros autores, busca estabelecer as bases teóricas que sustentam a relação Ciência – Tecnologia – Sociedade e o ensino de química. Segundo as críticas contidas no texto, a metodologia de ensino adotada em muitas instituições ainda segue o paradigma cartesiano. Os autores tentam abordar, então, um conceito novo de cidadania na visão pós-moderna.

“Em outro momento trazemos a pesquisa colaborativa na formação de professores de ciências com o enfoque CTS, a fim de contribuir para a formação de professores reflexivos, e com isso possibilitar uma mudança efetiva em sua prática docente, na perspectiva de uma formação educacional crítica, criativa, científica e cidadã”, diz Fábio Lustosa.

LançamentoDeLivroProfessorCristianoMacedo

Organizador do livro, Cristiano Macedo também assina artigos presentes na obra

Já Cristiano Macedo, professor de computação do IFMA e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/REAMEC), assina, com Josefina Barrera Kalhil, o artigo Reflexão sobre as tecnologias digitais computadorizadas no ensino e aprendizagem das ciências.

Fim do conteúdo da página