Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMA ganha prêmio do Ministério da C&TI
Início do conteúdo da página Notícias

Estudante do IFMA ganha prêmio do Ministério da C&TI

Reinaldo Pereira recebeu o 1º lugar em concurso de redação promovido pelo MCTI durante a SNCT. Como prêmio ele viajou ao Laboratório Nacional de Luz Sincroton, em Campinas e ganhou um notebook. Outros dois estudantes do Campus  Monte Castelo também foram premiados.
  • Andreia Lima. Edição: Cláudio Moraes
  • publicado 20/11/2015 09h18
  • última modificação 21/11/2015 12h14

Imprimir

Vinícius observa experimento de difração de raio-x no Laboratório de Luz na Unicamp

“Começamos a entender o esplendor da luz, que ora é onda, ora é partícula, seja ela visível ou não. (…). A luz é vida, é rápida (…), é progresso, a luz é conhecimento”. Esse é um trecho da redação “O esplendor da Luz”, inscrita pelo estudante do Curso Técnico de Química do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, Reinaldo Vinícius Pereira, que recebeu o 1º lugar em concurso de redação promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Positivo Informática, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015 realizada em São Luís (MA).

Como premiação, o estudante recebeu um notebook, um kit com livro e materiais escolares, além de uma viagem a Campinas (SP) para conhecer o Laboratório Nacional de Luz Sincroton, vinculado ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O estudante embarcou para a viagem na quinta (19), acompanhado pelo conselheiro da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (2013-2017) e professor-pesquisador da UFMA, Antônio José Oliveira.

Na cidade paulista, o maranhense conheceu o acelerador de elétron, presenciou um experimento de difração de raio-x e visitou o projeto Sírius. “Será a fonte de luz síncrotron mais intensa do hemisfério sul”, explica prof. Oliveira. Fontes de luz síncrotron são equipamentos de grande porte abertos para uma grande comunidade de pesquisadores que produzem luz de amplo espectro (infravermelho, ultravioleta e raios X) e permitem o estudo da matéria em suas variadas formas. “Trata-se da ferramenta experimental com o maior número de aplicações e de maior impacto sobre o conhecimento e desenvolvimento de materiais”, informa o portal do projeto.

Reinaldo Pereira conta que ficou sabendo do concurso e se inscreveu por meio de uma professora. “Eu fiquei sabendo do concurso de uma hora para outra, por meio da professora Clenilda Brandão. Daí me inscrevi e levei para concorrer”, explicou. O estudante falou também sobre a importância dessa premiação em sua vida e sobre o futuro. “Esse prêmio reflete o meu interesse, dedicação e disposição para fazer as coisas. Vai me ajudar também a crescer e a buscar mais conhecimento, pois no futuro eu penso em muitos caminhos a seguir, mas o preferido está relacionado a educação, em ser professor”, relatou.

A premiação aconteceu no dia 24 de outubro, na Praça Maria Aragão. “Parabéns ao Reinaldo, à Simony e a Maria Clara pelas conquistas”, declarou o reitor do IFMA, Roberto Brandão ao citar, também, outros dois alunos premiados. “É uma demonstração a consequência natural dos resultados dos programas e ações desenvolvidos no IFMA e, em especial, no Campus Monte Castelo” , concluiu.

Na avaliação do prof. Oliveira, o estudante do IFMA esteve em um dos centros de pesquisa mais avançados do mundo. “A mudança em sua vida será significativa”, avaliou. “Ele passará a ter uma visão crítica da ciência”, complementou. “A mente desse jovem abriu novas descobertas e nunca mais voltará ao seu tamanho normal”, finalizou parafraseando Einstein,.


Pôster recebe 2º lugar em SNCT MA 2015

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Maranhão a estudante do Curso bacharelado em Sistemas de Informação do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, Simony Cantanhede, ficou em 2º lugar – área de Engenharias e Ciências Sociais aplicadas – entre os melhores pôsteres da SNCT MA 2015. O pôster “Criação de banco de dados geográfico com arquitetura integrada para compartilhamento de instâncias de modelo” recebeu orientação da professora do Departamento de Informática do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, Karla Fook.

SimonyCantanhede-SNCT2015

A estudante Simony Cantanhede (esquerda) é orientanda da pesquisadora Karla Fook do Campus Monte Castelo

A professora explica que a premiação da SNCT é uma forma de divulgar o conhecimento científico para a população. “Uma premiação neste tipo de evento é um reconhecimento que motiva de maneira significativa alunos e professores a continuarem suas pesquisas”, contou Karla Fook. E complementou: “a Simony demonstrou iniciativa e autonomia desde o início do trabalho. As dificuldades encontradas no decorrer da pesquisa foram superadas e os objetivos foram alcançados de maneira mais que satisfatória. Acredito que a premiação foi consequência do bom trabalho desenvolvido por ela”.

A pesquisa consiste na criação de um banco de dados integrado para o framework (Web Biodiversity Collaborative Modelling Services), desenvolvido por Karla Fook como parte da sua tese de doutorado. “O objetivo era cumprir uma parte de um grande projeto de atualização do referido framework, que consistia em transformar a arquitetura original de seu banco de dados – que era do tipo dual – para uma arquitetura do tipo integrada, a fim de corrigir possíveis erros de integridade dos dados geográficos armazenados”, explanou a estudante Simony Cantanhede.

Simony Cantanhede conta que essa foi a primeira premiação que já recebeu na vida e que isso foi resultado de um esforço constante de tentativas e erros. “Não há estímulo melhor do que o reconhecimento dos que estão ‘fora do laboratório’, porque, afinal, é para eles que trabalhamos, é por eles que nos empenhamos. Nenhum pesquisador fica feliz ao perceber que seus estudos ficaram limitados ao papel em que foram registrados, nossa intenção é sempre que nossa pesquisa impacte positivamente algum aspecto da vida concreta”, disse a estudante.

Confira a lista dos premiados.


Concurso de redação: estudante leva o 2º lugar na SNCT MA 2015

Já a estudante do Curso Técnico em Comunicação Visual do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, Maria Clara Paixão, levou o 2º lugar no concurso de redação “Escrever e inovar com luz, ciência e vida”. O concurso foi lançado pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), como parte da programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT). Nessa premiação havia duas categorias: desenho e redação. O tema da redação foi o Ano Internacional da Luz.

MariaClaraPaixao-SNCT2015 (1)

Clara Paixão conquistou o 2º lugar no concurso “Escrever e inovar com luz, ciência e vida”

Maria Clara conta que sempre gostou de escrever e que, inclusive, já participou de um concurso de poesia quando criança e chegou a escrever contos na época da escola. “A leitura é um dos meios mais eficazes de adquirir conhecimento. Sempre fui acostumada a ler e hoje reconheço como isso foi importante na minha formação.  A escrita para mim é como uma rota de fuga para tudo, é uma espécie de porto seguro a que sempre recorro em todos os momentos. Exprimir o que sinto, o que penso, a minha opinião sobre determinado assunto, tudo isso se torna mais fácil quando escrevo”, analisou a estudante.

A estudante, que após a sua formação escolar pretende atuar com processos de criação artística, expõe que a leitura deve ser sempre incentivada tanto em casa quanto na escola. “Escrever é um hábito que deveria ser cultivado desde os primeiros anos de alfabetização, pois é uma forma de sensibilizar e entusiasmar a quem lê, e assim como a leitura é uma forma de manter a mente sempre ativa”, avaliou Maria Clara.

Confira a lista dos vencedores.

 

Fim do conteúdo da página