Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA participa do Festival Maranhense de Teatro Estudantil
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA participa do Festival Maranhense de Teatro Estudantil

O grupo de teatro do Campus São Luís – Maracanã apresentou o espetáculo “Entre a vida e a morte”
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus
  • publicado 02/12/2015 11h21
  • última modificação 02/12/2015 11h21

Imprimir
FestivaldeTeatroMaracana2015 (5)

A peça abordou temas e fatos que inquietam as relações contemporâneas

O começo e o fim da vida, a infância e suas nuances através das brincadeiras, descoberta da adolescência, a alienação tecnológica, o sensacionalismo da mídia, a educação, filosofias de mundo, poéticas, os devaneios da velhice e os questionamentos sobre a Arte. Explorando essas temáticas, o grupo de teatro do Campus São Luís – Maracanã apresentou o espetáculo Entre a vida e a morte: intertextos e recortes no XIX Festival Maranhense de Teatro Estudantil (FEMATE), que ocorreu entre os dias 23 e 27 de novembro no Teatro João do Vale.

A ideia do espetáculo foi propor a discussão aberta sobre temas e fatos que inquietam as relações na sociedade contemporânea. A partir de oito cenas fragmentadas em diferentes contextos, as personagens se diversificam e estimulam a reflexão sobre a vida e a morte, expondo questões que perpassam a existência.

O grupo é coordenado pelo professor Arnaldo Junior, responsável pela adaptação do texto e direção da peça. “A proposta do texto é aberta, com características de performance. Há um rompimento entre as fronteiras das linguagens, com o uso de músicas e danças no espetáculo de caráter provocativo, e recortes textuais, com poemas de autores como Fernando Pessoa e Ferreira Gullar, música de Legião Urbana e a obra Emílio, de Jean Jacques Rousseau”, explica. Assim, o objetivo é perceber as conexões entre as ideias desses autores, por meio dos fatos e acontecimentos, devaneios e pensamentos da vida humana.

Íris Lorena Costa, aluna do 3º ano do curso técnico em Agropecuária, relata os benefícios obtidos com a participação no grupo de teatro: “Além de superarmos a timidez, passamos a discutir com mais profundidade temas raciais, de gênero e diversidade. A gente conseguiu desenvolver nosso trabalho e transmitir a proposta para o público”, avalia.

A próxima apresentação do espetáculo será no dia 12 de dezembro no Encontro de Arte (ENARTE) do IFMA, que será realizado no Campus São Luís – Monte Castelo.

Fim do conteúdo da página