Página Inicial > Notícias > Encontro de Arte reúne produções culturais do IFMA

Encontro de Arte reúne produções culturais do IFMA

Produções nas diferentes linguagens artísticas foram apresentadas durante os dois dias de evento
  • Maycon Rangel
  • publicado 14/12/2015 22h18
  • última modificação 14/12/2015 22h18

Enarte2015 (11)

Status: on line – Performance propôs uma reflexão sobre o uso exagerado das tecnologias

Um dos objetivos do I Encontro de Arte do IFMA (Enarte) foi ser um espaço para a difusão das atividades culturais e artísticas que vêm sendo desenvolvidas nos campi. Durante os dias 11 e 12 de dezembro, estudantes e servidores das diversas unidades do Instituto puderam mostrar as suas produções em música, dança, teatro e artes visuais no palco do Cine Teatro Viriato Correia (Campus São Luís – Monte Castelo), além de pesquisas e exposições na área.

Atividades científicas

O primeiro dia contou com uma sessão de comunicações orais e vídeos. Representantes dos Campi Alcântara, Bacabal, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Monte Castelo, Timon e Zé Doca apresentaram trabalhos científicos e vídeos explorando temáticas do campo da Arte.

A arte em suas diferentes expressões

Dança, teatro, música, artes visuais e poesia. A diversidade de linguagens artísticas esteve presente nos dois dias de evento, propondo reflexões sobre a sociedade e as questões contemporâneas por meio da arte. A programação foi integrada por apresentações artísticas dos Campi Açailândia, Barra do Corda, Caxias, Coelho Neto, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, Timon e Zé Doca.

Os estudantes do Campus Barra do Corda apresentaram a performance Status: on line, trazendo uma reflexão sobre o uso exagerado das tecnologias. O professor Anderson Pinheiro, coordenador da atividade, desenvolve sua pesquisa de Mestrado sobre a linguagem da performance e buscou trabalhar com uma temática ligada ao universo dos alunos: “O primeiro momento retrata o barulho de trânsito e a evasão para o mundo virtual. Com a mudança da música-ambiente para uma música mais tranquila, eles vão se desligando desse mundo virtual e buscando uma conexão com o mundo real; a partir desse momento eles interagem com o público”. O estudante Samuel Luz, do curso técnico integrado em Edificações, destacou também que o espetáculo retrata as relações atuais: “Nós vivemos conectados e muitas vezes nessas conexões perdemos o dia a dia e deixamos de nos conectar de verdade com as pessoas”.

Utilizando diferentes técnicas para produzir releituras de obras do Modernismo, os estudantes do 2º ano do curso técnico integrado em Artes Visuais (Campus São Luís – Centro Histórico) produziram cards em 3D, unindo Arte e Design. “O projeto durou em média dois meses e aprendemos diversas técnicas como encadernamento, uso do Photoshop e a usar diferentes materiais para a confecção dos cards”, explica a estudante Stefanne Carla Portela.

O trabalho Semi tons da ganância representou artisticamente o desastre ambiental em Mariana (MG), após o rompimento da barragem da Samarco. Os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho (Campus São Luís – Monte Castelo) fizeram um estudo comparativo, investigando as possibilidades de isso acontecer em São Luís, onde também ocorre exploração de minério. “Trata-se de uma arte conceitual e o objetivo é simbolizar a possibilidade de reconstrução ou renascimento de Mariana”, pontua a estudante Elane Rodrigues.