Página Inicial > Notícias > Aprovada a política editorial do IFMA

Aprovada a política editorial do IFMA

• Maycon Rangel. Edição: Cláudio Moraes
  • publicado 29/12/2015 14h24
  • última modificação 29/12/2015 14h24

biblioteca
A Editora IFMA está em fase de implantação e, no dia 14 de dezembro foi dado mais um passo para se concretizar essa conquista. O diretor da EDIFMA, Daniel Lima, apresentou ao Conselho Superior (Consup) a proposta de regulamento da Política Editorial, que será referência para a publicação de pesquisas e trabalhos acadêmicos realizados por servidores do Instituto. A proposta está relacionada a uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018, que é ampliar em 40% até 2018 os Programas de Pesquisa e Inovação do IFMA e a produção científica institucional.

A Editora está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), que na ocasião foi representada pela diretora de Pesquisa, Lígia Costa, pró-reitora em exercício. O propósito da política editorial é estabelecer as diretrizes para a produção do IFMA, com o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica e à sociedade produtos editoriais que subsidiem o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e artístico.

Programas editoriais

Dentre as produções que receberão apoio para publicação, encontram-se as seguintes: estudos (produções de professores, resultado de projetos de pesquisa, extensão ou inovação); produções originais de servidores do IFMA; livros-texto (produções de professores com o conteúdo das aulas como auxílio didático aos alunos); textos temáticos (trabalhos acadêmicos temáticos de professores ou alunos), teses e dissertações de professores e alunos; obras de referência para a cultura maranhense; obras relevantes (traduções ou edições de importantes trabalhos acadêmicos ou obras inacessíveis ou raras); e anais de encontros acadêmicos.

Assunto(s): Consup , editora , editorial , Política