Página Inicial > Notícias > Premiado no Troféu Mirante, atleta do IFMA fala sobre a sua trajetória no esporte

O estudante do curso de Eletrotécnica do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo também contou seus planos para o futuro.
  • Jorge Martins
  • publicado 29/01/2016 16h47
  • última modificação 01/02/2016 16h09

Com apenas 16 anos de idade, três dos quais dedicados à prática do atletismo, o aluno de Eletrotécnica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Gabriel Pires já conta com uma coleção de 66 medalhas conquistadas em uma série de competições regionais e nacionais. A mais recente vitória do jovem esportista foi levar para casa o prêmio de atleta do ano segundo o júri popular na última edição do Troféu Mirante Esporte, uma das maiores premiações esportivas do estado.

Treinado pelo presidente da Federação de Atletismo do Maranhão Márcio Miguens, o estudante já havia se destacado no ano passado por ganhar duas medalhas de ouro nos 100m e revezamento 4×100 dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Gabriel Pires revelou que ficou muito feliz e surpreso ao receber esse reconhecimento do público. Em entrevista, também falou um pouco sobre sua rotina de treinos e seus planos para o futuro.

Leia a entrevista na íntegra:

Quando tu descobriste que o atletismo era mesmo o teu esporte?

Bom, eu já pratico há uns três anos. E eu já competi várias vezes tanto pelo IFMA como pelo Maranhão. Desde o início, era uma emoção muito grande estar praticando o esporte. Eu amo muito o atletismo.

Como foi ganhar a medalha de ouro no JIF 2015?

Eu comecei a praticar para o JIF desde o ano anterior. Eu já entrei no IFMA também com o intuito de competir nos JIFs, no EDIFMA… Ano retrasado, eu levei bronze e treinei muito para esse ano eu ser campeão tanto nos 100m como nos 200m.

Além do JIFs, quais são as outras competições marcantes?

Os Jogos Escolares da Juventude. Foi uma honra muito grande representar o meu estado no âmbito nacional e também ganhar medalhas, que é o meu principal foco e objetivo.

Como é a tua rotina de treinos?

É um pouco complicado, porque eu tenho que conciliar tanto os treinos quanto os estudos. Mas eu tenho uma média de duas a três horas por dia de treino para eu poder me sair bem nas competições.

Tu tens alguma figura que te inspira a evoluir como atleta?

Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. Ele é um ídolo meu. A prova dele é 100m e 200m e é isso que me encanta mais. A velocidade.

Na tua trajetória no atletismo, que memória tu guardas com mais orgulho e carinho?

O que eu tenho mais carinho é ver que no esporte, você pode ter a superação nos treinos e também nas competições. Subir no pódio, estar representando o meu estado e, algum dia no futuro, estar representando o meu país, que é o que eu mais quero.

(Foto: Paulo de Tarso Jr.)

Qual foi a primeira coisa que veio à tua cabeça quando teu nome foi anunciado como melhor atleta pelo júri popular no Mirante Esporte?

Eu não estava acreditando. Depois de uns dois ou três anos treinando, subir no pódio de um evento tão grande do meu estado, que é o Troféu Mirante… Eu fiquei muito feliz mesmo de ganhar esse prêmio.

Qual é o teu próximo grande objetivo? Alguma competição em especial?

O meu próximo grande objetivo é subir no pódio do Brasileiro e também ir para o Sul-americano representar o meu país, que é o que eu mais quero.

Qual é o teu maior sonho na carreira de esportista?

Daqui a uns 10 ou 15 anos estar participando de uma Olimpíada, que também é um grande outro grande sonho que, se Deus quiser, eu vou realizar.