Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Universo IFMA é lançado no Campus Imperatriz
Início do conteúdo da página Notícias

Universo IFMA é lançado no Campus Imperatriz

Lançamento teve exposição de negócios de startups. Universo IFMA ocorre de 5 a 8 de abril em São Luís, durante o SEPPIE.
  • Natalia Catherine com edição de Yane Botelho
  • publicado 11/03/2016 14h47
  • última modificação 11/03/2016 14h56
Imprimir

universo ifmaCom o objetivo de despertar a comunidade acadêmica para a participação nas competições e exposições que vão acontecer no Universo IFMA, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz promoveu, na cidade, o lançamento do evento, que será realizado de 5 a 8 de abril em São Luís, durante o Seminário de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (SEPPIE). Uma exposição de negócios foi montada para que os alunos do campus pudessem conhecer algumas das principais startups (empresas inovadoras e em estágio inicial) existentes em Imperatriz.

A cerimônia de lançamento foi realizada no dia 10 de março, no Auditório Conceição Alvarenga, do Campus Imperatriz, com a apresentação do Universo IFMA pelo professor, Emanuel Xavier, um dos organizadores do evento. Na ocasião, o diretor da Associação de Startups de Imperatriz, Tiago Silva, falou sobre os avanços na área de startups na região.

UniversoIFMAImperatrizEMANUEL XAVIER

Professor Emanuel Xavier faz apresentação do Universo IFMA

Emanuel Xavier explicou que a ideia da exposição foi mostrar as startups da cidade que receberam subsídio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), para o desenvolvimento dos seus projetos. Algumas delas participaram de eventos em nível nacional e mundial, ficando bem posicionadas em corridas de startups em outros estados. “A exposição foi uma forma de motivar os alunos a entenderem o conceito de startup e se basear nestes negócios de inovação para montarem suas ideias e participar das amostras tecnológicas”, disse Emanuel Xavier.

Para o organizador, o mais importante foi mostrar para os estudantes que a pesquisa científica pode ter aplicação no empreendedorismo. “Com isso, esperamos que alunos e professores do campus escrevam suas ideias, para que no futuro eles tenham o suporte de uma instituição de fomento. Desejamos que em um curto período de tempo possamos ter negócios saindo de dentro da academia, gerando empresas, emprego e renda para cidade”, concluiu.

Casos de sucesso – Durante a programação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as startups “Bikeelive”, “Doe Vida”, “55 Help”, “Stok”, “MedCenter”, “UpMoto Taxi” e “Mege”. Fundador do “Doe Vida”, o empresário André Luís da Silva Sousa explicou que o projeto é uma rede social para doadores de sangue. Ele conta que a ideia surgiu a partir do sócio do projeto, que necessitou de bolsas de sangue para um familiar realizar uma cirurgia. Da necessidade de encontrar doadores para repor as bolsas de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar), começou uma busca acirrada que só teve êxodo quando a situação foi divulgada nas redes sociais. Daí, então, foi criado o aplicativo “Doe Sangue”.

UniversoIFMAImperatriz (3)

Startup “Doe Vida” participou da exposição de negócios do lançamento do Universo IFMA em Imperatriz

André Luís esclareceu que o objetivo do aplicativo é atrair pessoas para fazer a doação voluntária, já que, segundo ele expõe, no Brasil somente 1,5% da população é doadora enquanto o exigido pela Organização Social de Saúde (OSS) é 4% a 5% da população, para uma reposição adequada dos bancos de sangue. “A partir das dificuldades que atualmente temos para encontrar doadores surgiu a ideia: por que não criar uma rede social voltada para doadores, na qual eles pudessem compartilhar suas experiências e suas histórias de vida e com isso conseguir que mais pessoas façam parte desta rede de doadores?”, explicou.


Inscreva-se no Universo IFMA

Criado para incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras, da pesquisa aplicada e do empreendedorismo no Instituto, o Universo IFMA vai trazer competições de jogos, exposição de tecnologia e corrida de startups. O evento, que será realizado no Campus São Luís – Maracanã, é composto por três atividades – Desafio de Ideias, Mostra Tecnológica e Fábrica de Jogos. Os alunos vencedores das competições ganharão passagens, diárias e inscrição para participarem da próxima Campus Party, evento de ciência e tecnologia.

  • Desafio de Ideias: concurso de aceleração de negócios inovadores, nos moldes da maratona da Campus Party. A proposta é difundir a cultura das startups no IFMA. Os maiores especialistas do Maranhão e alguns de outros estados auxiliarão os participantes no aperfeiçoamento das ideias. Faça a sua inscrição.
  • Mostra Tecnológica: ambiente para apresentação de produtos, processos, protótipos e serviços inovadores desenvolvidos no IFMA. É a oportunidade para alunos e servidores divulgarem suas pesquisas. Faça a sua inscrição.
  • Fábrica de Jogos: espaço para demonstrar que game também é coisa para gente grande. Haverá concurso e exposição de jogos, para aprendizado e deleite dos participantes e visitantes. Faça sua inscrição. / Confira as regras no Edital.

banner_seppie_2-01Conheça o SEPPIE

Já o SEPPIE, evento maior que incorpora o Universo IFMA, engloba mais outras três atividades – Seminário de Iniciação Científica (Semic), o Encontro de Pós-graduação e Workshop PROEXT. A organização é da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do IFMA com a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucional (PROEXT) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa a ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Acesse o site do SEPPIE.


Galeria

registrado em:
Fim do conteúdo da página