Página Inicial > Notícias > SEPPIE 2016: IFMA divulga programação completa do evento

SEPPIE 2016: IFMA divulga programação completa do evento

Evento acontece no Campus Maracanã, com a divulgação de projetos de pesquisa, extensão e inovação do Instituto. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.
  • publicado 01/04/2016 13h52
  • última modificação 04/04/2016 06h23

Abrindo um espaço voltado para o surgimento de ideias inovadoras e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e empreendedores, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realiza o Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Seppie) de 5 a 8 de abril. O evento ocorre no Campus São Luís – Maracanã e conta com uma vasta programação de oficinas, minicursos e exposições tecnológicas.

O Seppie é composto por quatro eventos simultâneos: o Seminário de Iniciação Científica (Semic), Encontro de Pós-graduação (ENPOSG), Universo IFMA e Workshop Proext. Os participantes poderão se inscrever nos minicursos e oficinas durante o credenciamento.

Programação

As atividades previstas incluem discussões sobre startups (empresas com baixos custos de produção, que crescem rapidamente e geram lucros cada vez maiores), nanotecnologia, robótica, empreendedorismo, desenvolvimento de jogos, mercado de games no Maranhão, Design Thinking e o Marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Um dos destaques do seminário será a realização da primeira edição do Universo IFMA.  Versão local da maratona nacional lançada pelo Instituto em 2014, trata-se de um ambiente criado nos moldes da Campus Party para incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras e pesquisa aplicada. O evento é composto pelo Desafio de Ideias (concurso de aceleração de startups), a Mostra Tecnológica (exposição de produtos, processos, protótipos e serviços inovadores desenvolvidos no IFMA) e a Exposição de Jogos.

Durante o Semic e o ENPOSG, estudantes do ensino médio à pós-graduação apresentam suas pesquisas para a comunidade. No âmbito da iniciação científica, serão 30 trabalhos na modalidade oral e 127 na modalidade banner. Já entre as pesquisas da pós-graduação, serão 25 trabalhos na modalidade oral e 25 na modalidade banner.

Os projetos e ações de extensão do IFMA também terão espaço no Seppie, com o objetivo de compartilhar experiências desenvolvidas pelo Instituto e seus impactos nas comunidades. Serão 22 trabalhos na modalidade oral e 22 na modalidade banner.

A abertura do Seminário será no dia 5 de abril, às 15h30, no Auditório da área externa do Campus Maracanã, com uma palestra sobre o tema Consolidação da pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão do IFMA. O tema será debatido pela pró-reitora de Pesquisa, Natilene Brito, e pela chefe do Núcleo de Extensão e Inclusão Social, Rosifrance Machado.

Confira a programação completa.

Veja a programação de banners e apresentações orais.

Para mais informações, acesse o site do Seppie.