Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Alunos expõem protótipos de jogos no Universo IFMA
Início do conteúdo da página Notícias

Alunos expõem protótipos de jogos no Universo IFMA

Exposição de Jogos ocorreu durante o Seppie, com a apresentação de trabalhos de várias unidades do Instituto.
  • Maycon Rangel
  • publicado 09/04/2016 13h29
  • última modificação 09/04/2016 13h32

Imprimir
ExposicaoJogosUniversoIFMA2016 (3)

Na Exposição de Jogos, estudantes puderam apresentar protótipos de games que vêm desenvolvendo

Um espaço para apresentar games que conciliam entretenimento e aprendizagem. Com esse propósito, o Instituto Federal Maranhão (IFMA) promoveu a Exposição de jogos no Universo IFMA, durante o Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (Seppie), realizado de 5 a 8 de abril no Campus São Luís – Maracanã. Alunos de diferentes unidades do Instituto puderam expor seus trabalhos ao público do evento.

“A ideia é divulgar a cultura de games no Instituto e mostrar aos estudantes que esse mercado já começa a despontar no Maranhão. Os trabalhos demonstram o quanto os alunos estão produzindo games bem elaborados no campo da produção independente”, avalia a professora Eveline Sá, coordenadora da Exposição de Jogos.

 

Games a serviço da aprendizagem – Um dos protótipos apresentados é o Ludochase, do Campus São Luís – Monte Castelo. Coordenado pela professora Carla Marina Dias, o jogo utiliza lendas de São Luís para aprimorar conhecimentos em Inglês e História (ludo vem de ludovicense + chase, que significa “correr atrás” em Inglês). “Inicialmente queríamos instigar os alunos a desenvolver um jogo lúdico para estimular o interesse em aprender Inglês e História. Em seis meses de projeto, trabalhamos com as crianças da Fundação Antônio Jorge Dino, buscando construir o conhecimento de forma lúdica”, declara a professora. O grupo é formado por sete alunos dos cursos técnicos em Informática, Segurança do Trabalho e Comunicação Visual e desenvolveu inicialmente o jogo em formato RPG (Rolling-play game, tipo de jogo em que os jogadores assumem papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente). Atualmente, os alunos estão desenvolvendo uma plataforma para tablets e celulares. Andressa de Souza, estudante do 3º ano do curso técnico em Informática, relata a satisfação em participar do projeto: “Tem sido muito interessante mostrar para as crianças o quanto a nossa cultura é rica e fascinante e, ao mesmo tempo, aprender o Inglês”, conclui.

Conteúdos escolares que parecem complicados ou mesmo desinteressantes ganham uma nova roupagem em The mysterious. Desenvolvido por alunos do Campus Timon, o jogo une diversão e interdisciplinaridade, abordando temas de várias disciplinas, como Matemática e História. “O game se baseia em perguntas e mistérios que o jogador precisa responder para avançar as fases; o objetivo é ajudar o estudante a aprender de forma divertida”, explica Luiz Cláudio Azevedo, estudante do 2º ano do curso técnico em Administração.

 

Mercado de games no Maranhão

ExposicaoJogosUniversoIFMA2016 (1)

José Nunes falou sobre a evolução do mercado de games no Maranhão

José Nunes Neto, técnico em Tecnologia da Informação do Campus São Luís – Monte Castelo, apresentou uma palestra sobre Mercado de games no Maranhão. Nunes mostrou números que fazem da indústria de games uma das mais rentáveis, superando a indústria cinematográfica, e falou sobre como esse segmento vem se desenvolvendo no Estado.

Segundo ele, “há um grande espaço para os desenvolvedores indie [independentes], pessoas que jogaram muito e acabaram desenvolvendo seus próprios jogos. O jogo é mais profundo, mais psicológico, pois as grandes empresas têm medo de arriscar e acabam apostando em fórmulas tradicionais”. Além de eventos que vêm consolidando a cultura de jogos eletrônicos no Maranhão – como o BroGame Jam, MAGE, Universo IFMA e Matsuri –, o Estado conta hoje com a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGames), que tem como objetivo incentivar projetos nessa área.

Fim do conteúdo da página