Alunos expõem protótipos de jogos no Universo IFMA
Um espaço para apresentar games que conciliam entretenimento e aprendizagem. Com esse propósito, o Instituto Federal Maranhão (IFMA) promoveu a Exposição de jogos no Universo IFMA, durante o Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (Seppie), realizado de 5 a 8 de abril no Campus São Luís – Maracanã. Alunos de diferentes unidades do Instituto puderam expor seus trabalhos ao público do evento.
“A ideia é divulgar a cultura de games no Instituto e mostrar aos estudantes que esse mercado já começa a despontar no Maranhão. Os trabalhos demonstram o quanto os alunos estão produzindo games bem elaborados no campo da produção independente”, avalia a professora Eveline Sá, coordenadora da Exposição de Jogos.
Games a serviço da aprendizagem – Um dos protótipos apresentados é o Ludochase, do Campus São Luís – Monte Castelo. Coordenado pela professora Carla Marina Dias, o jogo utiliza lendas de São Luís para aprimorar conhecimentos em Inglês e História (ludo vem de ludovicense + chase, que significa “correr atrás” em Inglês). “Inicialmente queríamos instigar os alunos a desenvolver um jogo lúdico para estimular o interesse em aprender Inglês e História. Em seis meses de projeto, trabalhamos com as crianças da Fundação Antônio Jorge Dino, buscando construir o conhecimento de forma lúdica”, declara a professora. O grupo é formado por sete alunos dos cursos técnicos em Informática, Segurança do Trabalho e Comunicação Visual e desenvolveu inicialmente o jogo em formato RPG (Rolling-play game, tipo de jogo em que os jogadores assumem papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente). Atualmente, os alunos estão desenvolvendo uma plataforma para tablets e celulares. Andressa de Souza, estudante do 3º ano do curso técnico em Informática, relata a satisfação em participar do projeto: “Tem sido muito interessante mostrar para as crianças o quanto a nossa cultura é rica e fascinante e, ao mesmo tempo, aprender o Inglês”, conclui.
Conteúdos escolares que parecem complicados ou mesmo desinteressantes ganham uma nova roupagem em The mysterious. Desenvolvido por alunos do Campus Timon, o jogo une diversão e interdisciplinaridade, abordando temas de várias disciplinas, como Matemática e História. “O game se baseia em perguntas e mistérios que o jogador precisa responder para avançar as fases; o objetivo é ajudar o estudante a aprender de forma divertida”, explica Luiz Cláudio Azevedo, estudante do 2º ano do curso técnico em Administração.
Mercado de games no Maranhão
José Nunes Neto, técnico em Tecnologia da Informação do Campus São Luís – Monte Castelo, apresentou uma palestra sobre Mercado de games no Maranhão. Nunes mostrou números que fazem da indústria de games uma das mais rentáveis, superando a indústria cinematográfica, e falou sobre como esse segmento vem se desenvolvendo no Estado.
Segundo ele, “há um grande espaço para os desenvolvedores indie [independentes], pessoas que jogaram muito e acabaram desenvolvendo seus próprios jogos. O jogo é mais profundo, mais psicológico, pois as grandes empresas têm medo de arriscar e acabam apostando em fórmulas tradicionais”. Além de eventos que vêm consolidando a cultura de jogos eletrônicos no Maranhão – como o BroGame Jam, MAGE, Universo IFMA e Matsuri –, o Estado conta hoje com a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGames), que tem como objetivo incentivar projetos nessa área.
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