Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMA passam a ter conta de e-mail institucional

Alunos do IFMA passam a ter conta de e-mail institucional

Todos os estudantes com matrícula ativa no Instituto podem criar a sua própria conta de e-mail acadêmico.
  • publicado 27/06/2016 13h00
  • última modificação 27/06/2016 13h58

Aluna usando computadorAlunos regularmente matriculados no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) já podem ter o seu próprio e-mail institucional. Com todas as vantagens oferecidas pelo “Google Apps for Education”, as contas terão o formato “@acad.ifma.edu.br” e poderão ser criadas a qualquer momento do curso por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Entre os recursos disponíveis, estarão o Google Drive com armazenamento ilimitado, Google Agenda, Hangouts e salas virtuais do “Google Classroom“, plataforma educacional para professores. Segundo William Mendes, chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas, esta última funcionalidade ajudará docentes a se organizarem para melhorar a qualidade das aulas. “Inclusive, já está sendo utilizada de forma satisfatória em uma turma do Campus Centro Histórico”, destaca.

Mendes também pontua que os estudantes devem ter em mente que a principal responsabilidade no uso dos e-mails acadêmicos será respeitar leis quanto aos direitos autorais e armazenamento de conteúdo pirata. Ele revela que serão feitas auditorias periodicamente para verificar se os usuários estão respeitando essas questões, podendo haver cancelamento de contas que de alguma forma desrespeitarem essas normas.

Já o professor Cláudio Fernandes, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), diz que, a princípio, os e-mails continuarão funcionando mesmo depois que os alunos finalizarem os cursos. “Futuramente, iremos separar em grupos para facilitar a comunicação tais como matriculas ativas, egressos, alunos por segmento ou por campus”, explica.

Como criar

Para abrir uma conta no e-mail acadêmico, será preciso acessar o SUAP (clique aqui) utilizando número de matrícula do Sistema Acadêmico como usuário e, para a senha, o aluno deverá seguir o padrão formado pelo mesmo número de matrícula seguido de “@ifma”. Orientações mais detalhadas serão disponibilizadas aos estudantes através de tutorial da DGTI.

Assunto(s): alunos , E-mail acadêmico , Suap