Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Pesquisa estuda viabilidade de energia solar em Bacabal
Início do conteúdo da página Notícias

Pesquisa estuda viabilidade de energia solar em Bacabal

Estudantes do curso técnico de Informática do Campus Bacabal apresentaram o trabalho na última SBPC.
  • Jorge Martins
  • publicado 20/07/2016 17h42
  • última modificação 20/07/2016 17h46
Imprimir

Energia Solar em Bacabal SBPCEstimulados pelos altos índices de radiação solar encontrados no território maranhense, pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desenvolveram um estudo de viabilidade para a instalação de sistemas fotovoltaicos na cidade de Bacabal. A pesquisa buscou comprovar as vantagens de se utilizar energia solar para alimentar a rede elétrica de moradores carentes do bairro Terra do Sol. Apresentado na última reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o trabalho foi realizado pelos alunos Fernando Oliveira e Carlos Maranhão Neto, do curso técnico de Informática, sob orientação do professor de Física Pedro Fontes Neto.

Segundo o orientador do projeto, a pesquisa consistiu no levantamento de dados em residências do bairro e utilização de plataformas de simulação para avaliar o consumo de energia elétrica com e sem o sistema fotovoltaico. A conclusão a que os pesquisadores chegaram foi que a instalação dos sistemas FV seria viável, contribuindo para a sustentabilidade energética e econômica das famílias que moram no local.

O professor Pedro Fontes Neto destaca, ainda, que a média de radiação solar em Bacabal está acima dos índices da Alemanha, um dos líderes na geração de energia FV no mundo. “Essa é apenas uma etapa de um grande projeto de pesquisa sobre energias renováveis e sustentáveis que estou fazendo em Bacabal”, revela o docente, que integra do grupo de pesquisa em Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências. “No final, vou apresentar uma proposta na Câmara de Vereadores, juntamente com outros professores que irão participar”, complementa.

Já os alunos do IFMA Campus Bacabal que conduziram o estudo reforçam a importância de se adotar práticas mais sustentáveis. “Com esta pesquisa, estamos colaborando para a redução da emissão de CO2, o que diminui a sua participação no processo de aquecimento global e traz benefícios econômicos para os habitantes do bairro Terra do Sol”, comenta o estudante Fernando Oliveira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página