Página Inicial > Notícias > Pesquisa estuda viabilidade de energia solar em Bacabal

Pesquisa estuda viabilidade de energia solar em Bacabal

Estudantes do curso técnico de Informática do Campus Bacabal apresentaram o trabalho na última SBPC.
  • Jorge Martins
  • publicado 20/07/2016 17h42
  • última modificação 20/07/2016 17h46

Energia Solar em Bacabal SBPCEstimulados pelos altos índices de radiação solar encontrados no território maranhense, pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desenvolveram um estudo de viabilidade para a instalação de sistemas fotovoltaicos na cidade de Bacabal. A pesquisa buscou comprovar as vantagens de se utilizar energia solar para alimentar a rede elétrica de moradores carentes do bairro Terra do Sol. Apresentado na última reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o trabalho foi realizado pelos alunos Fernando Oliveira e Carlos Maranhão Neto, do curso técnico de Informática, sob orientação do professor de Física Pedro Fontes Neto.

Segundo o orientador do projeto, a pesquisa consistiu no levantamento de dados em residências do bairro e utilização de plataformas de simulação para avaliar o consumo de energia elétrica com e sem o sistema fotovoltaico. A conclusão a que os pesquisadores chegaram foi que a instalação dos sistemas FV seria viável, contribuindo para a sustentabilidade energética e econômica das famílias que moram no local.

O professor Pedro Fontes Neto destaca, ainda, que a média de radiação solar em Bacabal está acima dos índices da Alemanha, um dos líderes na geração de energia FV no mundo. “Essa é apenas uma etapa de um grande projeto de pesquisa sobre energias renováveis e sustentáveis que estou fazendo em Bacabal”, revela o docente, que integra do grupo de pesquisa em Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências. “No final, vou apresentar uma proposta na Câmara de Vereadores, juntamente com outros professores que irão participar”, complementa.

Já os alunos do IFMA Campus Bacabal que conduziram o estudo reforçam a importância de se adotar práticas mais sustentáveis. “Com esta pesquisa, estamos colaborando para a redução da emissão de CO2, o que diminui a sua participação no processo de aquecimento global e traz benefícios econômicos para os habitantes do bairro Terra do Sol”, comenta o estudante Fernando Oliveira.