Página Inicial > Notícias > Edital Universal da FAPEMA aprova 19 projetos do IFMA

Edital Universal da FAPEMA aprova 19 projetos do IFMA

Pesquisadores de oito campi do Instituto tiveram propostas selecionadas por edital de fomento
  • publicado 04/08/2016 09h51
  • última modificação 12/08/2016 10h18

Pesquisadores do IFMA tiveram projetos aprovados pelo Edital Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA). O Instituto foi contemplado com a seleção de  19 trabalhos nos campi das cidades de Imperatriz, Timon, Caxias, Pedreiras e Barreirinhas, além das unidades de São Luís (Centro Histórico, Monte Castelo e Maracanã). O Edital Universal tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, que serão desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino superior do Maranhão.

De acordo com informações da FAPEMA, foram selecionados 215 projetos, de um total de 443 propostas enviadas. O valor de recursos destinados a apoiar as pesquisas aprovadas é em torno de R$ 5 milhões. A Pró-Reitoria de Pós-graduação e Inovação do IFMA estima que os pesquisadores da instituição captaram cerca de R$ 604 mil para o desenvolvimento dos seus projetos, na estruturação de laboratórios e compra de materiais de consumo.

É o caso do projeto da professora Eveline Sá, do Campus Monte Castelo. Com o recurso do edital, o laboratório do Departamento Acadêmico de Informática (DAI) será equipado para desenvolver a pesquisa sobre a utilização e desenvolvimento de jogos aplicados a saúde e educação. A professora destaca que o laboratório também será utilizado para a execução  de outros projetos que estão sendo realizados no departamento como o de desenvolvimento de jogos para pessoas com mobilidade reduzida, jogos educacionais, ferramentas de autoria para educação e uso de inteligencia artificial aplicada a navegabilidade em softwares educativos.

Alguns desses projetos tem a colaboração de professores de instituições como a Universidade Federal do ABC, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal do Maranhão e da EFREI da França.  “A aquisição desses equipamentos vai contribuir para o engajamento de professores pesquisadores e dos alunos dos cursos técnicos e superiores da área de Informática e afins em pesquisas no setor de educação e saúde. Além de fortalecer as parcerias estabelecidas com outras instituições , favorecendo ações futuras que visem a qualificação de professores e alunos em níveis de pós-graduação”, explicou Eveline.

O professor Rafael Mendonça, do curso de Física do Campus Imperatriz também teve projeto aprovado. Um dos objetivos da pesquisa é a aquisição do impedanciômetro que, de acordo com o professor, vai ser utilizado para saber medidas de elétricas em cerâmica semicondutoras. O equipamento vai ser utilizado por pesquisadores e estudantes de física e engenharia. A previsão é que o projeto seja executado em dois anos. Outro projeto contemplado no edital é o do professor do Campus Caxias, Rodrigo Calvet. Ele e mais seis alunos do cursos de Zootecnia e de Agroindústria vão avaliar a qualidade do leite de cabras alimentadas com quirera de arroz, que é um subprodtudo do processamento do arroz. “A partir de análises físico-químicas e microbiológicas, nós iremos descobrir o valor nutricional do leite produzido pelas cabras que estão sendo criadas no Campus Caxias com alimentação diferente da criação tradicional”, explicou o professor.

Seleção

O Edital Universal pretende fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, através da linha de ação “Mais Ciência”, e no âmbito do programa “Mais Pesquisa”. A seleção dos projetos envolveu análises e avaliações comparativas por peritos e comitê de julgamento, e considerou etapas como enquadramento (pré-análise das propostas apresentadas), avaliação do mérito técnico-científico, do currículo do coordenador e da equipe executora. O próximo passo a ser cumprido pelos selecionados será o envio, até o dia 17 de agosto da documentação impressa relacionada na página institucional da FAPEMA.

PESQUISADORES DO IFMA COM PROJETOS APROVADOS PELO EDITAL UNIVERSAL FAPEMA

Barreirinhas