Página Inicial > Notícias > Aberta terceira edição do Edifma

Aberta terceira edição do Edifma

Estudantes de 19 campi participaram da abertura do evento no Campus Imperatriz, na noite de quarta (24).
  • publicado 25/08/2016 12h26
  • última modificação 27/08/2016 15h43

iiiedifma (1)-geralAbertos os jogos do III Encontro Desportivo do IFMA (EDIFMA 2016) na noite desta quarta-feira (24) no Ginásio Jacozinho na sede do Instituto Federal do Maranhão Campus Imperatriz. Participaram da abertura, delegações de 19 campi do Instituto, envolvendo cerca de 700 alunos, que disputarão medalhas em 8 modalidades diferentes.

iiiedifma-mesaA mesa abertura da solenidade contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão, o diretor do Campus Imperatriz, Saulo Cardoso, a diretora de Difusão Artístico-cultural, Desporto Lazer, Mayara Karla Silva, a diretora de Ensino do Campus Imperatriz, Aricelma Costa Ibiapina, o presidente da Comissão Organizadora do EDIFMA, José Aluísio Sousa Júnior, e o representante dos alunos nos jogos, Ruan Carlos da Rocha.

iiiedifma(16)-tribunaDiversos diretores-gerais e representantes dos campi, pró-reitores, diretores de ensino, planejamento e pesquisa também prestigiaram a abertura e compuseram a tribuna de honra do EDIFMA.

iiiedifma (13)-reitorifmaEm sua fala, ao declarar aberto os jogos, o reitor do IFMA, Roberto Brandão, destacou o papel a instituição e a responsabilidade de levar educação a cada um dos estudantes. “Os jogos, a cultura e desporto reforçam esse compromisso. Esse momento será histórico na vida de vocês”.

iiiedifma (12)-sauloO diretor-geral do Campus Imperatriz, Saulo Cardoso, ressaltou e agradeceu o compromisso e sensibilidade da direção do Instituto em realizar o evento e dirigiu-se aos alunos e a toda a equipe de colaboradores. “Alguns querem que aconteça… E vocês fazem acontecer!”.

iiiedifma-professores-campiSeguindo o protocolo, foram chamados os professores representantes das delegações dos campi, que juntos, comandarão seus times durante a competição (Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís (campi Centro Histórico, Maracanã, Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Zé Doca e Imperatriz).

iiiedifma (5)Logo depois, entraram os estudantes das delegações, lotando o espaço do ginásio de cores e muita alegria. Eles serão as estrelas da competição e disputarão medalhas nas modalidades individuais (xadrez, atletismo, tênis de mesa e natação) e nas coletivas (futsal, handebol, voleibol e basquete).

iiiedifma (11)-mayara“Esse evento é uma construção coletiva. Agradecemos a todos os professores e servidores que nos apoiaram”, disse a diretora de difusão cultural do IFMA, Mayara Karla Anunciação.

iiiedifma (10)-aluisioO presidente da Comissão Organizadora, Aluísio Júnior, em sua fala, ressaltou os valores do esporte, o empenho dos professores e das comissões, e lembrou que “todos ainda estão movidos pela alegria do esporte e das Olímpiadas que aconteceram no país este ano”.

Bandeiras e Hinos

iiiedifma (7)-bandeirasOs estudantes Cristiane Pereira, Raiana Pinto e Guilherme Pinheiro entraram com as bandeiras do Maranhão, Brasil e de Imperatriz, símbolos patrióticos que representam nossa nacionalidade e região. Em seguida, houve a execução do hino nacional e do hino do estado do Maranhão.

Juramentos

iiiedifma (3)-jura-josieneA aluna Josiene Mendes (Zé Doca) prestou o juramento do atleta, onde ratificou a importância do espírito de lealdade, esportividade e respeito para com os adversários e colegas de equipe. “Faremos parte destes jogos respeitando e cumprindo todas as regras”.

iiiedifma (9)Representado o quadro de árbitros do III EDIFMA, o árbitro Erasmo Vidal jurou cumprir com imparcialidade sua função, respeitando e seguindo as regras que regem os jogos, com espírito de desportivismo.

Momento Culturaliiiedifma (14)-cultural1

A apresentação cultural foi feita pelos grupos “Nativos do Reggae” (Campus Alcântara) e “Não há limites” (Campus Imperatriz).

Pira Olímpica

iiiedifma (15)-piraAo final, todos presenciaram a entrada da pira olímpica que ficará acesa durante todo o terceiro EDIFMA, simbolicamente iluminando o campeonato, trazendo vitórias e prosperidade.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, encerrou a cerimônia, agradeceu a presença de todos, e assegurou a participação do Instituto na etapa regional dos Jogos dos Servidores em João Pessoa (PB) e, ainda, concluiu: “tenham certeza de que faremos a quarta edição deste evento”.

Confira todos os informes e boletins, na íntegra, na página oficial do evento.