Página Inicial > Notícias > Roberto Brandão toma posse como reitor do IFMA

Roberto Brandão toma posse como reitor do IFMA

Reitor assume segundo mandato para período de quatro anos (2016-2020).
  • Maycon Rangel
  • publicado 14/09/2016 16h55
  • última modificação 15/09/2016 14h08

PosseRobertoBrandao2016 (2)
Em cerimônia realizada nesta terça-feira (13) na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília – DF, o professor Roberto Brandão tomou posse em seu segundo mandato (2016-2020) de reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O ato foi conduzido pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, com a presença de representantes de instituições ligadas à Educação e autoridades políticas.

Em seu discurso, Roberto Brandão destacou o protagonismo da comunidade na construção de dois documentos de acentuada importância para o IFMA: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que agregaram a pluralidade de visões dos diferentes atores que integram o Instituto. “Hoje o IFMA possui 29 campi, 33.500 alunos, 2.600 servidores docentes e administrativos, 950 funcionários terceirizados, contribuindo para a mudança da realidade de comunidades instaladas em regiões carentes do nosso estado”, disse, defendendo a importância da continuidade de investimentos na Rede Federal, com estruturação e ampliação dos campi, bem como a oferta cada vez maior de vagas e cursos que respeitem os Arranjos Produtivos Locais e as especificidades de cada região.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, reconheceu o papel desempenhado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e desejou sucesso ao reitor em sua nova gestão: “Não tenho dúvida que o professor Roberto Brandão e sua equipe desempenharão essa missão com competência e compromisso em favor de uma educação pública de qualidade”.

A cerimônia contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcos Viegas; do secretário executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Alexandre Santos; do reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton de Oliveira; do pró-reitor de Administração do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Claudecir Gonçales; do ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira; dos deputados federais José Reinaldo Tavares, Juscelino Filho e Pedro Fernandes; de Belarmino Borgneth, assessor especial do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; e de secretários e assessores do Conif.

Novos gestores do IFMA

Na próxima sexta-feira (16), às 9h, será realizada uma solenidade de posse para a comunidade local no Teatro Viriato Correia, no Campus São Luís – Monte Castelo. Na ocasião, serão empossados também os diretores-gerais de 18 campi do IFMA: Werbet Ferreira (Açailândia), Edalton Reis (Alcântara), Maron Gomes (Bacabal), Marinete Lobo (Barra do Corda), Valdir Damascena (Barreirinhas), , Vilson de Almeida (Buriticupu), João da Paixão (Caxias), Wady Castro Junior (Codó), Saulo Cardoso (Imperatriz), Vandeberg Araújo (Pinheiro), Aristóteles de Almeida (Santa Inês), Elissandro da Silva (São João dos Patos), Paulo Batalha (São Luís – Centro Histórico), Lucimeire Castro (São Luís – Maracanã), Cláudio Leão (São Luís – Monte Castelo) Jânio Silva (São Raimundo das Mangabeiras), Jackellyne Dutra (Timon) e Davina Chaves (Zé Doca).

Perfil

Maranhense de Tutóia, 51 anos, Roberto Brandão é doutor em Geoprocessamento e mestre em Análise da Informação Espacial, títulos obtidos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) de Rio Claro (SP). É bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão e professor do IFMA desde 1990, onde exerceu os cargos de diretor de Administração do Campus Imperatriz; coordenador de Planejamento do IFMA e pró-reitor de Planejamento e Administração.

Atualmente ocupa, ainda, o cargo de diretor financeiro do Conif, onde exerceu, entre 2008 e 2012, o cargo de coordenador nacional do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplan).