Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Reitor e novos diretores-gerais do IFMA são empossados
Início do conteúdo da página Notícias

Reitor e novos diretores-gerais do IFMA são empossados

Escolhidos nas últimas eleições, gestores dos campi oficializam o início dos novos mandatos.
  • Jorge Martins, com fotografias de Andréia Lima.
  • publicado 16/09/2016 13h13
  • última modificação 20/09/2016 14h09
Imprimir

IMG_0870Após ser reconduzido ao cargo de reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) durante solenidade oficial em Brasília, o professor Roberto Brandão participou, na manhã desta sexta-feira (16), de um ato simbólico que marcou o início do novo mandato e a posse de 18 diretores-gerais que estarão à frente da gestão dos campi durante os próximos quatro anos. O evento foi realizado no Teatro Viriato Correia, do Campus São Luís – Monte Castelo, com a participação de alunos, servidores, além de autoridades municipais, estaduais e federais.

As principais diretrizes adotadas pela instituição nos últimos anos foram relembradas na fala de Brandão, que no mês de maio foi reeleito para o cargo por meio do voto de alunos, técnicos administrativos e professores. Um dos destaques desse período foi a terceira fase de expansão do IFMA, com a criação de cinco novos campi, três campi avançados e mais três unidades em processo de implantação. O Instituto também expandiu no âmbito da pesquisa e pós-graduação de dois novos programas de pós-graduação stricto sensu, além do incentivo à internacionalização e mais fomento a projetos de pesquisa e extensão.

O reitor aproveitou o momento da cerimônia para ler a mensagem que levou ao ministro da Educação quando de sua posse oficial em Brasília. No discurso, Brandão mencionou a importância do estímulo à participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, enfatizando como marcos de sua primeira gestão a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 e do processo de criação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), ambos documentos que deverão nortear todas as ações implementadas pela instituição.

A mensagem do reitor também frisou as perspectivas e desafios para o novo ciclo que se inicia. “O nosso plano de gestão para 2016-2020 se fundamenta no princípio de uma gestão integrada, aberta, transparente e com a participação de todos”, afirmou, destacando que os campi precisam de restruturação, ampliação e adequação de infraestrutura, o que deve ser permanentemente priorizado, bem como ampliação dos cursos e das vagas. “Não podemos esquecer que o maior objetivo do Instituto é a formação integrada do estudante, como profissional e cidadão. Nesse sentido, a relação com a representação estudantil tem que ser direta e aberta e marcada pela vontade do mútuo entendimento”, concluiu.

Compuseram a mesa juntamente com o reitor a professora Valéria Carvalho, pró-reitora de Gestão de Pessoas e membro do CONSUP; o professor Moacir Feitosa, secretário de Educação de São Luís (representando a prefeitura da capital); Quésia Custódio, chefe da Defensoria Pública da União no Maranhão; e Jonanthan Almada, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (representando o governador do Maranhão).

Expectativas para a nova gestão

Josias Matos Júnior, estudante do curso técnico de Eletromecânica, espera que a gestão seja organizada e consiga tornar mais rápida a tramitação de processos. “Esse é um dos aspectos que eu considero mais importantes, e eu também espero que o IFMA continue mantendo a qualidade do ensino e dos laboratórios”, comenta.

Anairan Jerônimo, professora de Língua Portuguesa, espera que os processos de decisão se adequem às reais necessidades da comunidade acadêmica. “Considerando todos os problemas econômicos e de credibilidade pelos quais passa o nosso país, eu espero uma gestão democrática e participativa, que inclua professores, técnicos administrativos e alunos nas decisões que vão interferir diretamente no processo de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão”, revela.

Aparecida Barreto, assistente social do IFMA há 26 anos, considera que devem ser prioridades os avanços na infraestrutura dos campi e reforço de pessoal técnico-administrativo. “Neste momento, a gente está passando por muitas dificuldades no serviço público como um todo. Então eu espero que a nova gestão tenha sucesso em todos os aspectos e que a gente possa continuar cumprindo com a nossa missão”, pontua.

Posse dos diretores-gerais

O evento também marcou o início de um novo mandato para 18 diretores-gerais nas últimas eleições do IFMA.

Foram empossados os diretores Maron Gomes (Campus Bacabal), Vilson de Almeida (Campus Buriticupu), Wady Castro Junior (Campus Codó), Vandeberg Araújo (Campus Pinheiro), Aristóteles de Almeida (Campus Santa Inês), Elissandro da Silva (Campus São João dos Patos), Jânio Silva (Campus São Raimundo das Mangabeiras), Paulo Batalha Gonçalves (Campus São Luís – Centro Histórico) e Cláudio Leão Torres (Campus São Luís – Monte Castelo).

Foram reconduzidos ao cargo os diretores reeleitos Werbet Ferreira (Campus Açailândia), Edalton Reis (Campus Alcântara), Valdir Damascena (Campus Barreirinhas), João da Paixão (Campus Caxias), Saulo Cardoso (Campus Imperatriz), Lucimeire Castro (Campus São Luís – Maracanã), Jackellyne Dutra (Campus Timon), Marinete Lobo (Campus Barra do Corda) e Davina Chaves (Campus Zé Doca).

A solenidade também contou com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) Alex Oliveira, do vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Walter Canales Sant’Ana e do vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Fernando Carvalho.

Perfil do reitor

Maranhense de Tutóia, 51 anos, Roberto Brandão é doutor em Geoprocessamento e mestre em Análise da Informação Espacial, títulos obtidos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) de Rio Claro (SP). É bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão e professor do IFMA desde 1990, onde exerceu os cargos de diretor de Administração do Campus Imperatriz; coordenador de Planejamento do IFMA e pró-reitor de Planejamento e Administração.

Atualmente ocupa, ainda, o cargo de diretor financeiro do Conif, onde exerceu, entre 2008 e 2012, o cargo de coordenador nacional do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplan).

Para assistir ao vídeo da solenidade, acesse o canal ifmaoficial no YouTube.

Para ver mais fotos acesse aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página