Página Inicial > Notícias > Campus Ribamar recebe inscrições para curso de animação

Campus Ribamar recebe inscrições para curso de animação

Projeto de extensão oferece 20 vagas para professores do IFMA e público geral, com aulas no início de 2017
  • publicado 10/12/2016 17h00
  • última modificação 10/12/2016 17h19

curta-ifma-projeto-logo video3 video2 video

Estão abertas desde sexta, 9, as inscrições para o Curso Básico de Desenho Animado. São oferecidas 20 vagas, sendo 05 para professores do IFMA e 15 abertas ao público e as inscrições se encerram no dia a 15 de dezembro, quinta-feira. O curso será desenvolvido no Campus São José de Ribamar e compõe o Projeto Curta no IFMA, desenvolvido por meio de parceria entre o Instituto Federal do Maranhão e a Dupla Criação – empresa ludovicense especializada em ilustrações, editoração de livros, histórias em quadrinhos e desenhos animados.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

No lançamento do projeto foram exibidos os curtas-metragens de animação, “Joca e a Estrela”, “Balaiada – A Guerra do Maranhão” e “Pequena História de Ana Jansen”, frutos do projeto “Ação Cultural de Apoio aos Jogos Escolares Maranhenses”, desenvolvido pela Dupla Criação e contemplado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Alumar. Releia a matéria aqui.

A exibição das animações foi realizada, inicialmente, no campus do IFMA de São José de Ribamar. Em seguida, no campus do Monte Castelo. O Curta no IFMA será ainda exibido no IFMA Centro Histórico para alunos do 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental. A demonstração de interesse dos alunos em conhecer o processo de produção da animação foi correspondida com o desenvolvimento do Curso Básico de Desenho Animado que tem como objetivo primário apresentar os princípios da animação com a exposição teórica e a execução de exercícios práticos.

Devido ao número limitado de vagas, após as inscrições, será realizada uma seleção para confirmação das vagas dos inscritos, feita por e-mail.

Confira exemplos de  vídeos de animação criados pela agência parceira do IFMA.

O quê ?

Projeto Curta no IFMA – Curso Básico de Desenho Animado

Vagas: 05 vagas para professores do IFMA e 15 vagas para comunidade.

Inscrições: 09 a 15 de dezembro de 2016.

Local: Campus São José de Ribamar.

Calendário do curso:

Primeira Semana (Teoria): 09 a 13 de janeiro de 2017,

Segunda Semana (Técnicas e materiais): 23 a 27 de janeiro de 2017;

Horário: 14h às 18h.

Terceira Semana (Planejamento e montagem): 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017;

Conteúdo Programático

Primeira Semana Breve histórico da animação; Roteiro: elementos fundamentais; Formatação básica do roteiro para animação; Escrita do roteiro; Formatação do storyboard;

Segunda Semana – Animação (produção do desenho animado); Desenhos de personagens e cenários; Utilização de software livre de animação – Compreensão de interface, menus e comandos;

Terceira Semana – Planejamento e montagem de imagens; Utilização de software livre de animação – Compreensão de interface, menus e comandos; Edição final.

Assunto(s): Curta no IFMA , Extensão