Página Inicial > Notícias > Curso de Desenho Animado inicia atividades em São José de Ribamar

Curso de Desenho Animado inicia atividades em São José de Ribamar

Objetivo do curso é potencializar atividades que integram a economia criativa na área de desenhos animados.
  • publicado 12/01/2017 11h56
  • última modificação 12/01/2017 11h56

Na segunda-feira (10), o Instituto Federal do Maranhão deu início ao Curso de Desenho Animado no Campus São José de Ribamar. Com a oferta de 20 vagas, o objetivo do curso é potencializar, no Maranhão, atividades que integram a economia criativa na área de desenhos animados. O curso integra o projeto “Curta no IFMA” e será desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, com uma visão geral do cinema de animação, abordando Fundamentos de animação, técnicas de animação tradicional 2D, edição e finalização da animação, utilizando software livre.

De acordo com a idealizadora do projeto, Silvia Lílian Chagas, o curso básico de Desenho Animado visa “incentivar um contingente de jovens ávidos por desenvolverem seus talentos. Jovens que podem, no futuro e de acordo com suas habilidades, atuar em diversos setores da animação”. O primeiro módulo (teórico) vai tratar dos seguintes conteúdos: Breve histórico da animação; O roteiro: elementos fundamentais; Formatação básica do roteiro para animação; Escrita do roteiro; e Formatação do storyboard.

O público participante identificou-se com o conteúdo, a metodologia e a didática empregada pelo professor Iramir Araújo, que faz parte da Dupla Criação, empresa especializada em ilustrações, editoração de livros, histórias em quadrinhos e desenhos animados. Durante a dinâmica de encerramento, os alunos comentaram sobre suas expectativas e a satisfação com as aprendizagens desenvolvidas.

A segunda etapa do curso será realizada entre os dias 23 a 27 de janeiro (técnicas e materiais) e de 30 de janeiro a 3 de fevereiro (planejamento e montagem).