Página Inicial > Notícias > IFMA participa de maratona global de criação de jogos

IFMA participa de maratona global de criação de jogos

Global Game Jam 2017 foi realizada pela primeira vez no IFMA e contou com a participação de 12 pessoas, sendo duas da comunidade.
  • Marcos Soares / Fotos: Organização
  • publicado 24/01/2017 18h42
  • última modificação 27/01/2017 12h14

O Instituto Federal do Maranhão Campus São Luís – Monte Castelo recebeu entre os dias 20 e 22 de janeiro a Global Game Jam (GGJ) 2017. O evento é mundial e tem o objetivo de criar jogos com base em um tema determinado no primeiro dia no período de 48 horas. No Monte Castelo, os alunos se reuniram na noite de sexta-feira (20) até o domingo (22). Participaram da maratona de jogos 12 pessoas, sendo dois servidores, dez alunos do curso de Sistema de Informação do Campus Monte Castelo e dois participantes da comunidade. O tema deste ano foi “ondas”. Os jogos desenvolvidos serão apresentados na Associação Maranhense de Games, juntamente com os produzidos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os participantes do IFMA produziram três jogos dentro das 48 horas da maratona (Gravity Wave, Sonic Bat e Space DJ), que podem ser acessados pelo link. Esta foi a primeira participação do IFMA no GGJ, e teve a coordenação dos servidores Eveline Sá e José Nunes Oliveira. “Participar de um evento como a GGJ, que é realizado ao mesmo tempo em várias universidades espalhadas pelo mundo, proporciona aos participantes um aprendizado diferenciado,  através da troca de experiências, uma vez que as equipes cooperam entre si, visando cumprir um objetivo maior, nesse caso, a produção dos jogos. Desenvolver jogo é uma ação multidisciplinar, pois requisita habilidades de programação, artísticas e musicais, além da criatividade. Para o IFMA, ter sua primeira GGJ foi muito importante, pois, desta forma, pode-se disseminar a cultura da produção de jogos, que hoje se torna cada vez mais forte no mercado, a fim de se aproximar deste público, bem como de motivar os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados a esta área. A ideia é fazermos Game Jam locais para preparar os alunos e a comunidade para a próxima Global”, explica Eveline. “Trabalhamos em três equipes que desenvolveram três jogos. Uma trabalhou as ondas no sentido sonoro, outra equipe trabalhou também com o ondas sonoras, na perspectiva dos morcegos, e a terceira trabalhou com forças que se repelem através de ondas. Outro ponto importante na maratona é o gerenciamento do tempo na produção do jogo, são sete a 8 etapas que devem ser feitas em 48 horas”, complementou Nunes.

Para os alunos, essa também foi a primeira participação na maratona, e para muitos deles, a primeira chance de desenvolver algo na prática. “Eu não tinha experiência em trabalhar em alguma coisa que resultasse num produto final. Essa experiência foi bastante produtiva para mim, que pretendo trabalhar com desenvolvimento de sistemas, que muitas vezes na teoria não aprendemos a resolver alguns problemas que vimos aqui na prática. Também foi bom para aprendermos a trabalhar em equipe e inclusive conseguimos fazer muito mais do que eu esperava”, comentou a aluna Ana Rebeca, do terceiro período do curso de Sistema de Informação. “Apesar de mal dormida, a noite foi muito produtiva, minha participação representou o desafio de trabalhar em equipe e a alegria de desenvolve rum game entre amigos. Tivemos a possibilidade de desenvolver nossas habilidades pessoais e abrir os horizontes para a área do desenvolvimento de games”, falou o aluno Felipe Caldas, do quinto período de Sistema de Informação.

Saiba mais

A Global Game Jam (http://globalgamejam.org) é um evento mundial no qual desenvolvedores de jogos e interessados reúnem-se em locais ao redor do mundo, formam grupos e, cada grupo, colabora na criação de um jogo em 48 horas a partir de um tema comum. Em 2016, mais de 6.800 jogos foram criados por 36.000 pessoas espalhadas em mais de 500 sedes! Os jogos desenvolvidos ficam disponíveis no site do evento.