Página Inicial > Notícias > IFMA seleciona 700 estudantes para bolsas de pesquisa

IFMA seleciona 700 estudantes para bolsas de pesquisa

Os programas se destinam a estudantes do ensino técnico e superior, para projetos com início no segundo semestre de 2017
  • publicado 10/02/2017 10h59
  • última modificação 10/02/2017 12h20

No período de 9 de fevereiro a 13 de março, a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) recebe inscrições para três programas institucionais de incentivo à formação científica dos alunos matriculados nos cursos técnicos de nível médio e no ensino superior, interessados em desenvolver projetos de pesquisa com vigência no biênio 2017-2018. Os editais que dispõem sobre o processo de seleção foram lançados pela Diretoria de Pesquisa (DPESQ/PRPGI) na data de início das inscrições.

Aberto a estudantes dos cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio oferecidos pelo IFMA, o Edital nº 05 seleciona propostas de pesquisa no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Ensino Médio), com orientação de servidores pesquisadores (docentes e administrativos). O objetivo é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os alunos. Com recursos do orçamento da PRPGI, são ofertadas 300 bolsas pelo período de 12 meses, no valor individual de R$ 260 mensais.

Já o Edital nº 06 se volta a estudantes do ensino superior orientados por pesquisadores atuantes e qualificados, ofertando 300 bolsas de iniciação científica no valor mensal de R$ 400. O PIBIC Superior propõe qualificar o corpo discente do IFMA para a carreira científica, além de contribuir para a consolidação das pesquisas na instituição, contando com recursos oriundos da dotação orçamentária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) e da PRPGI.

Quanto ao Edital nº 07, o público-alvo são alunos da graduação, candidatos à Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), cujo objetivo é estimular atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. O edital prevê a seleção de 100 bolsistas, cada um recebendo o valor mensal de R$ 400, oriundos do orçamento do CNPq e da PRPGI.

As propostas deverão ser submetidas pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), sendo a inscrição realizada pelo pesquisador orientador, no módulo “Pesquisa”. A documentação impressa requerida em cada programa deverá ser entregue, somente após a aprovação da proposta, nos núcleos de pesquisa, pós-graduação e inovação, ou setor equivalente dos campi, através de protocolo, até dez dias após a aprovação do projeto. O julgamento das propostas será realizado até 24 de maio, em duas etapas: de natureza eliminatória (pré-seleção das propostas que atendam às regras dos editais), e eliminatória-classificatória (projetos avaliados quanto ao mérito científico, mensurado de acordo com critérios de avaliação da qualificação). A previsão para implementação da bolsa é a partir de 3 de julho.