Página Inicial > Notícias > Campus Barreirinhas sedia reunião do Colégio de Dirigentes

Campus Barreirinhas sedia reunião do Colégio de Dirigentes

Espaço reuniu o reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais dos campi do Instituto.
  • Maycon Rangel
  • publicado 24/02/2017 10h07
  • última modificação 24/02/2017 12h19

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barreirinhas sediou nesta segunda-feira (20) a 68ª Reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), com a presença do reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais dos campi da instituição.

Na ocasião, o diretor-geral do campus, Valdir Damascena, falou sobre a satisfação em receber o Coldir. “Nos sentimos prestigiados ao sediar este evento. Isso dá um impacto para a cidade e mostra a magnitude do nosso instituto”.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, fez uma fala rememorando sua posse na presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), realizada no dia 14 de fevereiro, em Brasília – DF. “Enquanto nova diretoria executiva do Conif, vamos buscar um diálogo permanente com o Ministério da Educação, a fim de discutir e propor melhorias para a educação, e especialmente a educação profissional e tecnológica”.

Durante o Coldir, o reitor constituiu um grupo de trabalho (GT) que vai elaborar uma proposta de distribuição das Funções de Coordenação de Curso (FCC) para os cursos técnicos. A partir de estudos, o GT vai apontar critérios para a distribuição dessas funções; hoje, a distribuição se dá por eixo tecnológico e não por curso específico. A equipe será composta pela pró-reitora de Ensino, Ximena Bandeira, e pelos seguintes diretores-gerais: Cláudio Leão (Campus São Luís – Monte Castelo), Davina Chaves (Campus Zé Doca), Elissandro da Silva (Campus São João dos Patos), Marinete Moura (Campus Barra do Corda) e Maron Stanley (Campus Bacabal).

Confira, a seguir, os informes que foram apresentados na reunião:

Novo Ensino Médio

A pró-reitora Ximena Bandeira falou sobre a promulgação da Lei nº 13.415/2017, que estabelece novas diretrizes e bases para o Ensino Médio no país. Ela explicou que a ampliação da carga horária de 800 horas para 1400 horas anuais será feita de forma gradativa no prazo de cinco anos.

Os conteúdos que devem ser ministrados nesse nível de ensino ainda serão definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está em construção e deve ser aprovada até o fim do ano.

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgou uma Nota Orientativa para esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao Novo Ensino Médio.

Normas de Ensino, Pesquisa e Extensão

O presidente da Comissão de Sistematização de assuntos relativos ao Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMA, Inaldo Lisboa, apresentou aos dirigentes a nota orientativa da Portaria nº 17 (diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

Em breve, será realizado um fórum com a participação dos campi. O espaço vai ser usado para sistematizar contribuições à proposta de resolução. Após a organização do documento, ele será submetido ao Conselho Superior (Consup).

Fórum de Educação no Campo

A diretora-geral do Campus São Luís – Maracanã, Lucimeire Amorim, repassou informes sobre o Fórum de Educação no Campo, que integra a estrutura dos fóruns temáticos do Conif. A diretora solicitou aos campi que respondam um Diagnóstico sobre educação agrícola e educação no campo nos Institutos Federais. O objetivo é fazer um levantamento do atual panorama para subsidiar a definição de estratégias ligada a essa modalidade de ensino. O prazo para responder o questionário no Google Docs vai até o dia 6 de março.

Relatório de Gestão

O pró-reitor de Planejamento e Administração, Carlos César Teixeira, informou que para o exercício 2016 o IFMA não terá o processo de contas completo, tendo que apresentar ao Tribunal de Contas da União (TCU) apenas o Relatório de Gestão, acompanhado das peças complementares. O pró-reitor solicitou aos gestores o acompanhamento das demandas de informações e o preenchimento dos módulos no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Reestruturação organizacional dos campi

O diretor-geral do Campus Pedreiras, José Cardoso, que presidiu a comissão de reestruturação organizacional dos campi, falou sobre a aprovação da proposta pelo Conselho Superior (Consup). O documento aprovado estabelece uma redistribuição dos cargos efetivos e de direção (CD), de funções gratificadas (FG) e funções de coordenação de curso (FCC), com base na natureza dos campi ((pré-existentes à criação da Rede Federal, criados na fase de expansão ou unidades avançadas).