Campus Pedreiras realiza I Seminário de Pesquisa e Extensão

Professora Nila Michele Bastos Santos apresenta projeto que ficou em primeiro lugar no SEPEX 2017
Buscando incentivar servidores e alunos para o desenvolvimento de projetos, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras realizou, no dia 9 de fevereiro, o I Seminário de Pesquisa e Extensão (SEPEX 2017). Durante o evento, foram apresentados trabalhos e discutidas diretrizes e planos para as diretorias de pesquisa e extensão, além de criar um plano de ação anual para esses dois setores.
A primeira edição do SEPEX contou com a submissão de 19 projetos – 16 de extensão e três de pesquisa –, dos quais oito foram selecionados para apresentação e os três melhores foram premiados. Ganhou o primeiro lugar o projeto História, Cultura e Meio Ambiente no Parque Nacional das Setes Cidades, da professora Nila Michele Bastos Santos. Em segundo lugar, ficou o projeto curso Básico de Xadrez, do professor Pedro Almir Martins de Oliveira. Já o projeto
Levantamento de Plantas Oleaginosas da Região do Médio Mearim com Potencial para Produção de Biodiesel, da professora Ana Caroline Lustosa de Melo Carvalho, recebeu o terceiro lugar.
O evento iniciou com a palestra Projeto, Estratégia e Captação de Recursos, apresentada pelo professor Antônio Carlos Oliveira Silva, que é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O momento proporcionou a troca de experiências sobre a construção de projetos de sucesso. Durante a palestra, foi sugerida a criação de um núcleo de apoio a projetos, a fim de auxiliar na melhoria da qualidade dos projetos desenvolvidos pelo campus, potencializando a captação de recursos e os resultados esperados.
Após a palestra, foi realizada a apresentação dos trabalhos selecionados pela comissão avaliadora do SEPEX 2017. Já turno da tarde, foi organizada uma mesa redonda para debate sobre o passado, presente e futuro da pesquisa e extensão no Campus Pedreiras. Durante a atividade, foram traçadas metas de pesquisa e extensão para 2017, buscando alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMA. As discussões foram anotadas e compiladas em um documento a ser entregue aos gestores do campus, para servir como referência nas decisões tomadas ao longo do ano.

Professores apresentam projetos no SEPEX 2017 realizado pelo IFMA Campus Pedreiras
Para o presidente da Comissão Organizadora do SEPEX, o professor mestre Pedro Almir Martins de Oliveira, o evento representou a busca por um horizonte promissor para as pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos no campus. “Com o planejamento das ações de pesquisa e extensão logo no início do ano, pode-se otimizar a obtenção de recursos junto às instituições de fomento e é possível definir em que patamar o Campus Pedreiras quer estar ao fim do ano frente aos demais campi do IFMA”, disse Pedro Almir Martins de Oliveira.
O diretor-geral do Campus Pedreiras, Jose Cardoso de Souza Filho, destacou a importância do SEPEX, que, segundo ele, demonstra o incentivo dado pela instituição à extensão e a pesquisa, e não apenas ao ensino. “O ensino, a pesquisa e a extensão formam o tripé que sustenta os Institutos Federais e, por isso, devem ter igual importância nas ações realizadas no Campus. Não se pode pensar no ensino pleno sem a realização de pesquisas aplicadas e sem projetos de extensão que acolham a comunidade”, explicou o diretor.
Segundo os organizadores, a pretensão é que o próximo SEPEX seja realizado antes do planejamento orçamentário do campus do ano que vem, para que a Diretoria de Planejamento e Gestão (DGP) do IFMA Pedreiras organize o orçamento conhecendo as necessidades da pesquisa e extensão para 2018.
Confira a lista de projetos do SEPEX 2017
Projetos premiados:
1º lugar: História, Cultura e Meio Ambiente no Parque Nacional das Setes Cidades – Professora Nila Michele Bastos Santos;
2º lugar: Curso Básico de Xadrez – Professor Pedro Almir Martins de Oliveira;
3º lugar: Levantamento de Plantas Oleaginosas da Região do Médio Mearim com Potencial para Produção de Biodiesel – Professora Ana Caroline Lustosa de Melo Carvalho.
Projetos apresentados:
– Desafio Matemáticos e Preparação Olímpica (Prof. Álvaro Pereira de Carvalho);
– Levantamento de plantas oleaginosas da região do Médio Mearim, com potencial para produção de biodiesel (Profa. Ana Caroline Lustosa de Melo Carvalho);
– Cine IFMA Pré-ENEM (Prof. Moisés Almeida Pinto Rodrigues da Costa);
– Avaliação do Ferro Fundido Cinzento para Fixação dos Anodos Empregados em Cuba Eletrolítica Hall-Héoroult (Prof. Rafael Pereira Ferreira);
– Desenvolvimento de uma Fresadora CNC de Baixo Custo para Fins Didáticos (Prof. Rafael Pereira Ferreira);
– Semana Global do Empreendedorismo (Prof. Antônio Carlos Oliveira Silva);
– História, Cultura e Meio Ambiente no Parque Nacional das Setes Cidades (Profa. Nila Michele Bastos Santos);
– Curso Básico de Xadrez (Prof. Pedro Almir Martins de Oliveira).
Redes Sociais