Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Pedreiras realiza I Seminário de Pesquisa e Extensão
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Pedreiras realiza I Seminário de Pesquisa e Extensão

SEPEX 2017 ocorreu no dia 9 de fevereiro, buscando incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.
  • Asscom com informações do Campus Pedreiras
  • publicado 24/02/2017 16h30
  • última modificação 24/02/2017 16h32

Imprimir

Professora Nila Michele Bastos Santos apresenta projeto que ficou em primeiro lugar no SEPEX 2017

Buscando incentivar servidores e alunos para o desenvolvimento de projetos, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras realizou, no dia 9 de fevereiro, o I Seminário de Pesquisa e Extensão (SEPEX 2017). Durante o evento, foram apresentados trabalhos e discutidas diretrizes e planos para as diretorias de pesquisa e extensão, além de criar um plano de ação anual para esses dois setores.

A primeira edição do SEPEX contou com a submissão de 19 projetos – 16 de extensão e três de pesquisa –, dos quais oito foram selecionados para apresentação e os três melhores foram premiados. Ganhou o primeiro lugar o projeto História, Cultura e Meio Ambiente no Parque Nacional das Setes Cidades, da professora Nila Michele Bastos Santos. Em segundo lugar, ficou o projeto curso Básico de Xadrez, do professor Pedro Almir Martins de Oliveira. Já o projeto

Levantamento de Plantas Oleaginosas da Região do Médio Mearim com Potencial para Produção de Biodiesel, da professora Ana Caroline Lustosa de Melo Carvalho, recebeu o terceiro lugar.

O evento iniciou com a palestra Projeto, Estratégia e Captação de Recursos, apresentada pelo professor Antônio Carlos Oliveira Silva, que é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O momento proporcionou a troca de experiências sobre a construção de projetos de sucesso. Durante a palestra, foi sugerida a criação de um núcleo de apoio a projetos, a fim de auxiliar na melhoria da qualidade dos projetos desenvolvidos pelo campus, potencializando a captação de recursos e os resultados esperados.

Após a palestra, foi realizada a apresentação dos trabalhos selecionados pela comissão avaliadora do SEPEX 2017. Já turno da tarde, foi organizada uma mesa redonda para debate sobre o passado, presente e futuro da pesquisa e extensão no Campus Pedreiras. Durante a atividade, foram traçadas metas de pesquisa e extensão para 2017, buscando alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMA. As discussões foram anotadas e compiladas em um documento a ser entregue aos gestores do campus, para servir como referência nas decisões tomadas ao longo do ano.

Professores apresentam projetos no SEPEX 2017 realizado pelo IFMA Campus Pedreiras

Para o presidente da Comissão Organizadora do SEPEX, o professor mestre Pedro Almir Martins de Oliveira, o evento representou a busca por um horizonte promissor para as pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos no campus. “Com o planejamento das ações de pesquisa e extensão logo no início do ano, pode-se otimizar a obtenção de recursos junto às instituições de fomento e é possível definir em que patamar o Campus Pedreiras quer estar ao fim do ano frente aos demais campi do IFMA”, disse Pedro Almir Martins de Oliveira.

O diretor-geral do Campus Pedreiras, Jose Cardoso de Souza Filho, destacou a importância do SEPEX, que, segundo ele, demonstra o incentivo dado pela instituição à extensão e a pesquisa, e não apenas ao ensino. “O ensino, a pesquisa e a extensão formam o tripé que sustenta os Institutos Federais e, por isso, devem ter igual importância nas ações realizadas no Campus. Não se pode pensar no ensino pleno sem a realização de pesquisas aplicadas e sem projetos de extensão que acolham a comunidade”, explicou o diretor.

Segundo os organizadores, a pretensão é que o próximo SEPEX seja realizado antes do planejamento orçamentário do campus do ano que vem, para que a Diretoria de Planejamento e Gestão (DGP) do IFMA Pedreiras organize o orçamento conhecendo as necessidades da pesquisa e extensão para 2018.

Confira a lista de projetos do SEPEX 2017

Projetos premiados:

1º lugar: História, Cultura e Meio Ambiente no Parque Nacional das Setes Cidades – Professora Nila Michele Bastos Santos;

2º lugar: Curso Básico de Xadrez – Professor Pedro Almir Martins de Oliveira;

3º lugar: Levantamento de Plantas Oleaginosas da Região do Médio Mearim com Potencial para Produção de Biodiesel – Professora Ana Caroline Lustosa de Melo Carvalho.

Projetos apresentados:

– Desafio Matemáticos e Preparação Olímpica (Prof. Álvaro Pereira de Carvalho);

– Levantamento de plantas oleaginosas da região do Médio Mearim, com potencial para produção de biodiesel (Profa. Ana Caroline Lustosa de Melo Carvalho);

– Cine IFMA Pré-ENEM (Prof. Moisés Almeida Pinto Rodrigues da Costa);

– Avaliação do Ferro Fundido Cinzento para Fixação dos Anodos Empregados em Cuba Eletrolítica Hall-Héoroult (Prof. Rafael Pereira Ferreira);

– Desenvolvimento de uma Fresadora CNC de Baixo Custo para Fins Didáticos (Prof. Rafael Pereira Ferreira);

– Semana Global do Empreendedorismo (Prof. Antônio Carlos Oliveira Silva);

– História, Cultura e Meio Ambiente no Parque Nacional das Setes Cidades (Profa. Nila Michele Bastos Santos);

– Curso Básico de Xadrez (Prof. Pedro Almir Martins de Oliveira).

registrado em:
Fim do conteúdo da página