Página Inicial > Notícias > IV Encontro dos Professores de Educação Física do IFMA será realizado dias 6 e 7

Evento, que discute as melhorias da educação física escolar, ocorre no Campus São Luís – Centro Histórico.
  • publicado 03/04/2017 14h36
  • última modificação 03/04/2017 14h36

Com o tema “Novas conquistas. Novos rumos.”,  o IV Encontro dos Professores de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) será realizado nos dias 6 e 7  de abril no Campus São Luís – Centro Histórico. O evento deverá reunir professores da disciplina de todos os campi da instituição. Na programação, estão previstas palestras, mesas redondas e outros momentos de discussão.

Durante o evento, serão discutidas propostas de ensino, pesquisa e extensão do IFMA voltadas para a Educação Física; a cultura da escola no ensino médio; e a base nacional comum curricular e sua interface com a Educação Física. Ao fim da reunião, os professores pretendem elaborar uma carta de solicitações para ser entregue à Reitoria do IFMA.

O Encontro Desportivo do IFMA (EDIFMA) também será pauta no encontro. Os professores vão discutir os critérios para a montagem das delegações esportivas dos campi do IFMA para o evento esportivo.

06/04/2017

8h – Solenidade de abertura: Palavra de boas vindas do Professor Ms. André Dutra; Composição da mesa de honra; Palavra do Diretor Geral do IFMA Campus Centro Histórico: Professor Dr. Paulo Batalha; Palavra do representante da Reitoria.

8h30 – Mesa Redonda 1: O ensino, a pesquisa e a extensão no IFMA: Representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).

9h30 – Coffeebreak.

10h – Palestra 1: Cultura da Escola no Ensino Médio: os desafios do Brasil frente às novas perspectivas do país. Professor Dr. Alex Fabiano-UFMA. MEDIADOR: Professor Ywry Magalhães (IFMA Campus Bacabal).

10h30 – Discussões e questionamentos.

11h – Palestra 2: A Base Nacional Comum Curricular e a sua interface com a Educação Física: proposições e contradições. Profª Ms. Raffaelle Andressa dos Santos Araujo-IFMA. Mediador: Professor André Dutra (IFMA Campus Timom).

11h30 – Discussões e questionamento.

12h – Intervalo/Almoço.

14h – Mesa Redonda 1: Desafios no ensino, pesquisa e extensão dos professores de Educação Física do IFMA (5 min para a fala de cada professor inscrito).

15h30- Coffeebreak.

16h – Mesa Redonda 2: Leituras e discussões: Regulamentos Geral e específicos do Edifma/2017; Critérios para a montagem das delegações esportivas do IFMA: equipe de professores e alunos/2017.

07/04/2017

8h – Palestra 3: Educação Física e Pesquisa: desafios e perspectivas. Prfº Ms. Aline Silva Andrade Nunes- IFMA/FAPEMA. Mediador: Professor André Dutra (IFMA Campus Timom).

8h30 – Discussões e questionamentos.

8h40 – Leitura final dos Regulamentos Geral e específicos do Edifma/2017; dos Critérios para a montagem das delegações esportivas do IFMA : equipe de professores e alunos/2017.

9h40 – Coffeebreak.

10h – Confecção da carta de solicitações do IV Encontro dos Professores de Educação Física do IFMA.

12h – Intervalo/Almoço.

14h – Deliberações finais e agradecimentos.

15h – Entrega da carta de solicitações do IV Encontro dos Professores de Educação Física na Reitoria.