Página Inicial > Notícias > Estudantes de Barra do Corda e São Luís se formam em cursos a distância

Estudantes de Barra do Corda e São Luís se formam em cursos a distância

Cursos foram oferecidos a distância por meio do Centro de Referência em Tecnologias do IFMA.
  • Maycon Rangel
  • publicado 19/05/2017 14h22
  • última modificação 19/05/2017 14h22

Nesta quinta-feira (19), 201 estudantes de cursos técnicos e do Profuncionário – programa de formação de funcionários que atuam na Educação Básica – participaram da cerimônia de formatura realizada no Teatro Viriato Correia, no Campus São Luís – Monte Castelo. Os cursos foram oferecidos na modalidade a distância por meio do Centro de Referência em Tecnologias do IFMA no polo Barra do Corda (oferta do Campus Monte Castelo) e no polo São Luís (oferta do Campus Centro Histórico). Os concluintes se formaram nos cursos de Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar. Durante a cerimônia, o coral “Somos um só”, do Campus Monte Castelo, apresentou o Hino Nacional em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A formanda Tayrine Miranda, do curso técnico em Serviços Públicos, relembrou os desafios ao longo do curso e os momentos de renúncia que foram necessários para alcançar essa vitória. “Conseguimos chegar ao final dessa etapa, que certamente nos trará novas oportunidades. Hoje, a conquista é nossa!”, enfatizou. A formanda Maria Ildinar de Souza, do curso técnico em Secretaria Escolar, destacou a qualificação oferecida pelo IFMA e como isso vai se refletir em melhorias no trabalho desenvolvido na escola. “Nesses três anos, ampliamos conhecimentos, amizades, valores… Tudo foi para um bem maior e vai melhorar ainda mais nosso trabalho como servidores da Educação”, apontou.

A coordenadora do Polo Barra do Corda, Domingas Fernandes, que também concluiu o curso de Secretaria Escolar, ressaltou a importância do Profuncionário como mecanismo de qualificação de profissionais que atuam nos espaços escolares. Da mesma forma, a coordenadora do Polo São Luís, Joyce Cordeiro, parabenizou os formandos e, valendo-se das palavras de Paulo Freire, falou sobre o caráter transformador da Educação.

O diretor-geral do Campus São Luís – Centro Histórico, Paulo Batalha, mencionou o sentimento de honra e de dever cumprido do Instituto Federal do Maranhão e recomendou que os novos profissionais tenham compromisso com a ética e com a solidariedade. O diretor de Ensino Superior do Campus São Luís – Monte Castelo, Alberico Nascimento, representando o diretor-geral do campus, Cláudio Leão, desejou sucesso aos formandos e que a formação possa abrir portas para cada um.

“Que vocês possam honrar o nome do Instituto Federal do Maranhão, levando comprometimento e ética para a atuação profissional de vocês ética e comprometimento. Que essa etapa seja de muitas conquistas na vida de vocês!”, desejou a diretora do Centro de Referência em Tecnologias do IFMA, Simone dos Santos.

O pró-reitor de Administração do IFMA, Washington Ferreira, presidiu a cerimônia, representando o reitor Roberto Brandão. Em sua fala, recomendou que os formandos busquem novos horizontes. “Ousem buscar ainda mais qualificação, ousem mudar a condição de vocês e de suas famílias, ousem explorar ao máximo as suas potencialidades. Carreguem sempre com vocês valores e saibam que o Instituto Federal continua de portas abertas para projetos futuros de formação continuada. Desejo que sejam bem-sucedidos em suas escolhas”, concluiu.

Clique aqui para ver mais fotos