Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Enem terminam nesta sexta (19)

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta (19)

O procedimento é totalmente online e deve ser feito por meio do site do Enem.
  • Maycon Rangel
  • publicado 19/05/2017 10h59
  • última modificação 19/05/2017 10h59

Termina às 23h59 desta sexta-feira (19) o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do dia para fazer alguma alteração no cadastro, como por exemplo, a cidade em que desejam fazer as provas. Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82 até o dia 24 de maio. O prazo para pagamento vai até a próxima quarta (24). O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, nas lotéricas ou nos Correios.

Isenção – Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Atendimento especializado ou específico – Os candidatos que solicitarem algum atendimento especializado ou específico, além da isenção da taxa do exame, deverão estar atentos aos documentos comprobatórios. Este ano, serão exigidos laudos médicos, que deverão ser enviados em formato digital pelo próprio sistema, além de outras informações, como o Número de Identificação Social (NIS), que comprove que o participante integra o CadÚnico.

O atendimento especializado é concedido àqueles que comprovarem, por informação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e inserção de laudo médico, condições de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdo cegueira e visão monocular.

Já o Atendimento Específico é garantido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e, a partir de 2017, a outras condições específicas, para as quais deverá ser informado o CID. Um exemplo são os participantes diabéticos que usem bomba de insulina.

Acesso ao ensino superior – O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em caso de problema na hora da inscrição, os candidatos podem ligar para o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.