Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Competição e oficina de jogos marcam Universo IFMA
Início do conteúdo da página Notícias

Competição e oficina de jogos marcam Universo IFMA

Durante as atividades do Planeta PLAY os estudantes montaram jogos eletrônicos, participaram de competições e mostraram alguns jogos produzidos pelos participantes do evento.
  • Andréia Lima
  • publicado 31/05/2017 17h25
  • última modificação 31/05/2017 17h28
Imprimir

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de jogos e fomentar esse mercado no Maranhão o Universo IFMA criou o Planeta PLAY. Durante o evento de inovação e tecnologia estudantes de vários campi do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) montaram jogos eletrônicos, participaram de competições e mostraram alguns jogos produzidos pelos participantes do evento. Entre os espaços desse Planeta houve a Mostra de Jogos, Oficina de empreendedorismo em games e o IFMA Game Jam.

A coordenadora do Planeta PLAY no II Universo IFMA, Eveline Sá, conta que unir diversão e aprendizagem é uma das propostas desse espaço. “A importância de abordar esse tema é mostrar que os jogos não vêm como um separador que dificulta a aprendizagem, mas sim como uma ferramenta educativa que torna o ensino algo motivador para o nosso aluno. Dessa forma, o estudante passa a ser um jogador que aprende”, explica a professora.

Mostra de Jogos – A Mostra de Jogos é um espaço para apresentar as produções maranhenses na área e tem parceria da Associação Maranhense de Games (AMAGames). Durante o II Universo IFMA estão sendo apresentados vários jogos e haverá uma votação do público para a escolha dos três melhores. “Ao longo dos anos o Instituto tem desenvolvido cada vez mais jogos. Antes a maioria dos jogos eram de fora, agora temos muitas produções daqui. Esse espaço é muito importante, principalmente para a molecada que chega e joga e fica perguntando sobre o jogo. Um aluno veio me falar que não sabia que isso era possível de ser produzido aqui. Então eles sentem que podem fazer e não só o pessoal de fora do estado do Maranhão” disse Nunes de Oliveira, servidor do IFMA e um dos responsáveis pela mostra.

Com a camisa do jogo “Mutuca”, Leonardo Xavier apresenta o game na mostra de Jogos do Planeta Play.

Um dos jogos apresentados na mostra foi o Mutuca, jogo de ação em que o protagonista luta para acabar com a ameaça do mosquito aedes aegypti, desenvolvido pelo ex-aluno do IFMA, Leonardo Xavier. O jogo que nasceu em uma versão para computador, já possui a versão mobile e para dispositivos móveis. “A galera tá curtindo. O Mutuca é um jogo difícil e a galera se sente desafiada. E eu aproveito esse momento para saber a opinião dos jogadores para utilizar como feedback na construção do jogo”, disse.

O jogo já havia conquistado o 2º lugar na última edição da Campus Mobile.

Empreendedorismo em games – A oficina foi ministrada pelo representante da TDZ Games e da Associação Mineira de Jogos (GAMinG), Tiago Zaidan. Ele explica que a ideia desse workshop surgiu da necessidade de movimentar economicamente esse mercado. “Várias pessoas quando começam a fazer um jogo têm a visão de que só se precisa saber sobre programação, arte e música. Só que se você não pensar na parte de vendas você não vai conseguir ganhar dinheiro com o jogo. Então o objetivo do workshop é implantar a sementinha na cabeça das pessoas sobre a importância de se pensar no lado do negócio”, informou.

Dono da empresa de games TDZ Estúdio e membro da Associação Mineira de Jogos (GAMinG), Tiago Zaidan falou sobre Empreendedorismo em games.

O estudante de Ciências da Computação do IFMA Campus Imperatriz, Luís Assunção, conta que é muito importante ter um espaço onde as pessoas que já atuam no mercado podem expor os seus conhecimentos. “Eu estou achando a oficina bem interessante, pois o Tiago está trazendo muito das experiências positivas e negativas dele na empresa que ele possui e isso soma demais para quem está interessado”, disse.

IFMA Game JAM – O espaço tem a proposta de criação de jogos durante três dias de competição. Nesse tempo, os estudantes vão trabalhar com criação de temas e histórias para os jogos e um workshop da ferramenta de criação de jogos. Ao final, haverá uma apresentação dos jogos produzidos e uma premiação para o jogo vencedor. “É bem legal essa interação dos alunos porque são visões bem diferentes e é importante para eles ter um contato com pessoas que já estão acostumadas com o mercado de jogos. O nosso interesse é que eles tenham a fagulha de querer criar jogos e movimentar o mercado no Maranhão”, informou Glauco Mordente da Associação Mineira de Jogos (GAMinG).

Os competidores terão três dias para desenvolver o tema, a história e a parte de criação de um game.

A aluna do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, Ana Rebeca Araújo, diz que já havia participado de outra Game Jam e que a experiência tem sido muito proveitosa. “A proposta de se fazer um jogo em tão pouco tempo é muito interessante. Na Game Jam passada a gente conseguiu terminar o jogo e eu espero que a gente consiga de novo. Estou amando essa experiência”, contou.

Fim do conteúdo da página