Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Inscrições para a Semana de Química se encerram na segunda
Início do conteúdo da página Notícias

Inscrições para a Semana de Química se encerram na segunda

O evento acontece de 19 a 23 de junho com o tema “Química, Biodiversidade, Sustentabilidade e Meio Ambiente”
  • Cláudio Moraes
  • publicado 13/06/2017 22h54
  • última modificação 13/06/2017 23h16

Promover e estimular a troca de conhecimentos e experiências acerca do ensino e pesquisa em Química. Esse é o objetivo da 6ª Semana de Química do IFMA promovida pelo Campus Monte Castelo, entre os dias 19 e 23 de junho, com o tema “Química, Biodiversidade, Sustentabilidade e Meio Ambiente”.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente, até o dia 19 (segunda) pela internet (clique aqui), mediante um cadastro prévio. Podem participar estudantes de Química e áreas afins de qualquer instituição de cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

O evento contará, ainda, com o I Encontro da Internacionalização e Pós-graduação e tem, em sua programação, palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas. Também vai ser realizada a 5ª Feira de Ciências, onde estudantes irão expor experimentos e pesquisas que demonstram como os conceitos da disciplina são importantes para entender o mundo ao nosso redor. A Feira é aberta, também, à visitação de estudantes de escolas públicas da educação básica de São Luís (MA).

A expectativa dos organizadores é atingir até 300 estudantes. “O evento contribuiu para o aperfeiçoamento da Química no Maranhão ao abordar temas atuais da área”, avalia o professor Antonio José Cantanhede Filho, presidente da comissão.

 

Destaques

A palestra de abertura, com a temática do evento, será proferida, a partir das 17 horas de segunda, 19, pelo professor Gilmar Silvério da Silva (IFMA), pós-doutor em Análise de Fármacos pela Universidade de Aveiro, Portugal.

O pesquisador canadense Thierry Ollevier, professor titular da Université Laval, Québec (Canadá), com Ph.D. em Química pela Universidade de Namur, Bélgica, irá ministrar o curso “Química verde e catálise”. E o professor Lourivaldo da Silva Santos da UFPA, com pós-doutorado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona, Espanha, vai proferir a palestra “Metabólitos secundários bioativos produzidos por fungos endofíticos”. As demais palestras e cursos serão ministrados por profissionais do IFMA, UFMA, UEMA e CEUMA.


Palestras

O ciclo de palestras contará, ainda, com os termas “Estratégias de recuperação de ambientes impactados com hidrocarbonetos utilizando microrganismos”, com a professora Rita de Cássia Mendonça de Miranda (CEUMA), doutora em Biologia de Fungos pela UFPE; “A Importância do Profissional da Química no Desenvolvimento Científico e Humano”, com o professor Rogério Teles (IFMA), doutor em Química Orgânica pela UFPB e “Combustíveis Verdes”, com a professora Kiany Sirley Brandão Cavalcante (IFMA), doutora em Ciências, com ênfase em Química Orgânica pela UFPB.

Minicursos e oficinas

Haverá, ainda, minicursos sobre como balancear equações químicas: métodos e regras (prof. Joacy Batista Lima, UFMA, doutor em Química pela USP), tópicos em microscopia eletrônica (prof. Adeilton Pereira Maciel, UFMA, doutor em Química pela UFSCar), bem como oficinas sobre jogos didáticos para o ensino da Química (prof. Marcelo Moizinho Oliveira, IFMA, doutor em Ciências, área de Concentração Físico-Química, pela UFSCar), alimentação saudável e nutritiva: zero desperdício (profa. Georgiana Marques, IFMA, doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte.) e resíduos domésticos: o que fazer para não virar lixo (profa Roberta Muniz, UEMA, especialista em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos).

Consulte a programação do evento.

 

Fim do conteúdo da página