Página Inicial > Notícias > IFMA lança editais de intercâmbio nacional e internacional

IFMA lança editais de intercâmbio nacional e internacional

Os editais vão custear despesas em eventos científicos de alunos de graduação e pós-graduação do Instituto. Para o edital nacional as inscrições vão de 14 de julho a 31 de agosto, já o edital internacional vai de 21 de julho a 31 de agosto.
  • publicado 12/07/2017 11h06
  • última modificação 12/07/2017 11h06

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), lançou editais de auxílio individual para participação de estudantes em viagens nacionais e internacionais para estudos e pesquisas de natureza científica de curta duração (até 60 dias). O objetivo é consolidar os grupos de pesquisa do Instituto e aumentar a produção científica.

Intercâmbio nacional –Serão disponibilizadas 10 (dez) cotas de auxílio financeiro para viagens de pesquisa de curta duração, no valor máximo de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada, compreendendo o valor global deste Edital R$ 70.000,00 (setenta mil reais).

O edital está aberto para estudantes do IFMA dos cursos de graduação e pós-graduação que estão regularmente matriculados na instituição. As propostas deverão ser submetidas pelo orientador, via sistema SUAP, no período de 14 de julho a 31 de agosto de 2017.

Confira o edital.

Intercâmbio internacional – Serão disponibilizadas 06 (seis) cotas de auxílio financeiro para o intercâmbio de pesquisa, uma para cada projeto submetido e classificado, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) cada, compreendendo o valor global de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), oriundos do orçamento da Reitoria/PRPGI.

O edital vai selecionar até 12 (doze) projetos de pesquisa vinculados aos programas de Pós-graduação em Engenharia de Materiais, Química e ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Polo IFMA Campus Monte Castelo, mediante análise da comissão de avaliação e disponibilidade orçamentária da PRPGI. As propostas deverão ser submetidas pelo orientador, via sistema SUAP, no período de 21 de julho a 31 de agosto de 2017.

Confira o edital.