Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > MedioTec: últimos dias para inscrições em cursos a distância do IFMA
Início do conteúdo da página Notícias

MedioTec: últimos dias para inscrições em cursos a distância do IFMA

Estudantes de nove municípios podem fazer a sua opção até o dia 18 de agosto
  • Cláudio Moraes
  • publicado 04/08/2017 14h30
  • última modificação 15/08/2017 16h45

As inscrições gratuitas para os cursos técnicos a distância, ofertados pelo IFMA, através do Programa MedioTec, encerram-se no dia 18 de agosto, sexta-feira. Há 800 vagas remanescentes em dez cursos distribuídos entre 29 turmas nos municípios de Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz e Timon. As vagas são ofertadas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para estudantes matriculados no 1º ou 2º anos do ensino médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 19 anos. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição até atingir o quantitativo de vagas disponíveis, com base na análise do perfil do estudante, sem realização de provas.

 

Consup Valdir

Valdir Mariano: “Oportunidade de qualificação gratuita em todo o estado do Maranhão”

As inscrições estão abertas desde o início de julho, quando foi disponibilizado um total de 4.500 vagas em todo o Maranhão. De acordo com o gestor de Programas Especiais do Centro de Referências em Tecnologias do IFMA, Valdir Mariano de Souza, o prazo foi definido pela Secretaria Estadual de Educação, órgão responsável pela pré-matrícula. “É uma grande oportunidade para que os estudantes das escolas públicas possam concluir o Ensino Médio devidamente habilitados para o mercado de trabalho, com a uma formação de qualidade viabilizada por nossa instituição”, afirmou.

 

Inscrições

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, nos sites da Secretaria Estadual de Educação (http://www.educacao.ma.gov.br/) ou no do IFMA (www.ifma.edu.br).

Para efetuar a sua inscrição, clique no link Inscrições do MedioTec

Os estudantes devem se inscrever em uma única opção de curso e utilizar o código SIAEP, que todo aluno da rede pública possui. Também deve ter o seu registro de CPF. Após a seleção efetuada pela Secretaria Estadual de Educação, os estudantes pré-matriculados receberão um comunicado, na qual constarão os prazos, as informações para a confirmação de sua matrícula e a data do início do curso. Eles devem ficar atento à chamada para comparecerem ao local designado para apresentarem a documentação exigida, como carteira de identidade, certidão de nascimento, histórico do ensino fundamental, CPF, comprovante de residência e documentos dos pais ou responsáveis.

 

Cursos com vagas disponíveis

Os cursos são ofertados no âmbito do Programa MedioTec EaD do Ministério da Educação – uma ação do Pronatec que ocorre paralelamente à reforma do ensino médio e que tem, entre seus propósitos, a formação técnica e profissional como mais uma alternativa para o jovem.

 

Os cursos têm carga horária mínima de 800 horas e máxima de 1.200, com previsão de conclusão de um ano e meio a dois anos. Os cursos terão oitenta por cento da carga horária realizada a distância e 20% na forma presencial.  O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.

 

Os cursos disponíveis são os seguintes:

  • Bacabal: Cooperativismo. Qualidade.

 

  • Barra do Corda: Eventos. Hospedagem. Restaurante e Bar.

 

  • Barreirinhas: Agenciamento de Viagem. Cozinha. Eventos. Hospedagem. Lazer. Restaurante e Bar.

 

  • Carolina: Meio Ambiente.

 

  • Caxias: Guia de Turismo. Hospedagem. Restaurante e Bar.

 

  • Codó: Hospedagem.

 

  • Estreito: Agenciamento de Viagem. Hospedagem. Lazer. Cozinha. Eventos. Restaurante e Bar. Guia de Turismo.

 

  • Imperatriz: Lazer

 

  • Timon: Cozinha. Eventos. Guia de Turismo. Hospedagem. Restaurante e Bar.

 

Os cursos foram definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como base um mapeamento de empregabilidade a longo prazo efetuado por outros ministérios. Segundo o MEC, foram consideradas as características e potencialidades dos mercados locais em todo o país. Para mais informações, entre em contato pelo fone (98) 3235-5197 (Secretaria de Educação do Estado do Maranhão) ou acesse as perguntas e respostas no portal do Ministério da Educação.

 

Conheça mais sobre os cursos

– Agenciamento de Viagens

Perfil profissional

Desenvolve serviços de consultoria, vendas, pós-venda e operações relacionadas a produtos turísticos de acordo com as caraterísticas e necessidades de clientes. Elabora roteiros de viagens, pacotes turísticos, meios de hospedagem e transporte. Planeja e executa ações de marketing. Avalia e analisa produtos e serviços oferecidos por terceiros.

Campo de atuação

Agências de viagem e operadoras turísticas. Transportadoras turísticas.

 

– Cooperativismo

Perfil profissional

Promove a formação e o desenvolvimento de cooperativas. Planeja e executa processos cooperativos em suas diversas modalidades. Controla os vencimentos e aditivos de contratos. Presta assistência técnica a cooperativas. Elabora e desenvolve projetos

Campo de atuação

Cooperativas. Empresas de consultoria. Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Profissional autônomo.

 

– Cozinha

Perfil profissional

Organiza a cozinha. Seleciona e prepara matérias-primas. Elabora e organiza pratos do cardápio. Manipula alimentos, executa cortes e métodos de cozimento. Opera e mantém equipamentos e maquinários de cozinha. Armazena diferentes tipos de gêneros alimentícios, controla estoques, consumos e custos.

Campo de atuação

Restaurantes, bares e similares. Meios de hospedagem. Refeitórios. Catering. Bufês. Cruzeiros marítimos e embarcações.

 

– Eventos

Perfil profissional

Projeta, planeja, organiza, coordena, executa e avalia serviços de apoio técnico e logístico a eventos de diversas classificações e tipologias. Utiliza normas de cerimonial e protocolo. Opera as ferramentas de marketing e de divulgação. Executa procedimentos de recepção e encaminhamentos demandados por eventos. Coordena a decoração de ambientes e o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.

Campo de atuação

Empresas de eventos. Meios de hospedagem. Cruzeiros marítimos. Restaurantes e bufês, dentre outros espaços de eventos.

 

– Guia de Turismo

Perfil profissional

Conduz e assiste pessoas ou grupos em traslados, passeios, visitas e viagens. Informa os visitantes sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos. Traduz o patrimônio material e imaterial de uma região para visitantes. Estrutura e apresenta roteiros e itinerários turísticos de acordo com interesses, expectativas ou necessidades específicas.

Campo de atuação

Agências de viagem e operadoras de turismo. Organismos turísticos. De forma autônoma.

 

– Hospedagem

Perfil profissional

Realiza atividades de recepção, reserva, governança, mensageria e concièrgerie em meios de hospedagem. Supervisiona a manutenção dos equipamentos. Executa serviços de atendimento e suporte aos clientes.

Campo de atuação

Hotéis, resorts, motéis, SPAs, pousadas, albergues, colônias de férias, flats, condotel, condomínios residenciais e de lazer. Hospitais, clínicas e casas de repouso. Hospedarias, estalagens, acampamentos e acantonamentos. Navios, cruzeiros, plataformas de petróleo.

 

– Lazer

caminhada04Perfil profissional

Organiza e executa atividades de lazer, recreação e animação sociocultural para as diversas faixas etárias, segmentos e programas sociais. Aplica técnicas de mobilização e articulação social com a finalidade de promover a qualidade de vida. Organiza e anima a formação de grupos de lazer, de acordo com os interesses da comunidade na perspectiva da inclusão social.

Campo de atuação

Espaços de lazer, parques temáticos, centros culturais e clubes. Hospitais e centros de reabilitação. Hotéis e colônias de férias. Brinquedotecas, cruzeiros marítimos e acampamentos.

 

– Meio Ambiente

Perfil profissional

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionistas. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.

Campo de atuação

Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural. Estações de tratamento de resíduos. Profissional autônomo. Empreendimento próprio. Empresas de licenciamento ambiental. Unidades de conservação ambiental. Cooperativas e associações.

 

– Qualidade

Perfil profissional

Elabora manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios de processos de qualidade das organizações. Registra o controle da qualidade. Elabora e executa auditorias internas da qualidade. Acompanha auditorias externas. Divulga os procedimentos de qualidade e propõe ações de informação e formação específica. Identifica inconformidades em serviços, produtos e processos e suas possíveis causas. Propõe ações corretivas e preventivas.

Campo de atuação

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Empresas de consultoria e de auditoria. Profissional autônomo.

 

– Restaurante e Bar

Perfil profissional

Desempenha atividades de controle e avaliação de processos de organização, higiene e manipulação de alimentos em mesas, depósitos e cozinhas do local de trabalho. Realiza inventários de estoques de bebidas e utensílios de salão e bar. Recepciona clientes. Oferece produtos e serviços. Coordena e supervisiona os serviços de mesa e coquetelaria. Aplica técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas.

Campo de atuação

Bares, restaurantes, lanchonetes, bufês, meios de hospedagem e outros espaços de alimentação

Fim do conteúdo da página