Página Inicial > Notícias > Servidores e bolsistas são capacitados para traçar perfil do pesquisador do IFMA

Representantes da Pesquisa nos campi estão reunidos para discutir o cumprimento de metas de desenvolvimento institucional.
  • publicado 09/08/2017 17h49
  • última modificação 09/08/2017 17h50

Com o objetivo normatizar ações e otimizar o cumprimento de metas de desenvolvimento institucional, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está reunindo representantes da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos campi em reunião de trabalho. O evento está sendo realizado no Campus São Luís – Monte Castelo desta quarta-feira (9) até o dia 11 de agosto.

Além de apresentar o plano de trabalho da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) para que seja trabalhado nas unidades do IFMA, a programação também conta com o segundo lançamento do Programa de Bolsa de Desenvolvimento Institucional (BDI). Trata-se de um projeto de pesquisa institucional que deverá levantar dados relacionados aos pesquisadores docentes e técnico-administrativos. Para isso, foram selecionados 95 alunos bolsistas, que estão presentes no evento sendo capacitados para executar o projeto.

“A primeira vigência do BDI teve início em 2015 e foi finalizada em março deste ano. Com base nos relatórios, o programa está passando por uma reformulação. Então nós redefinimos a metodologia e a padronização de recebimento dos dados que esses bolsistas coletam nos campi. Durante o evento, esse projeto pode sofrer alterações com a contribuição dos campi”, explica Priscilla Costa, coordenadora de Iniciação Científica da Diretoria de Pesquisa.

A professora Natilene Brito – pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – destaca que esse programa de pesquisa institucional busca cumprir as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018) do Instituto. “Esse levantamento de dados vai servir para pensar quais são as políticas que nós vamos implementar de acordo com o perfil do nosso pesquisador”, pontua.

Nos próximos dias, o evento deverá seguir com minicursos voltados para os bolsistas e discussões sobre as perspectivas de trabalho para os servidores representantes da Pesquisa nos campi.