Página Inicial > Notícias > IFSULDEMINAS sediará a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

IFSULDEMINAS sediará a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Em 2017, o evento ocorrerá de 3 a 8 de outubro em Poços de Caldas (MG). Cerca de 1.200 atletas de todo País participarão da etapa nacional.
  • Assessoria de Comunicação do CONIF e do IFSULDEMINAS
  • publicado 10/08/2017 18h32
  • última modificação 10/08/2017 18h32

Estimular a prática esportiva, a formação cidadã e a integração de estudantes, servidores e comunidade, são características dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Em 2017, cerca de 1.200 atletas de todo País participarão da etapa nacional. O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) será o anfitrião do evento, que ocorrerá de 3 a 8 de outubro em Poços de Caldas (MG).

Realizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), os jogos ocorrerão em diversos centros esportivos concedidos pela Prefeitura de Poços de Caldas.

A comissão técnica, composta por mais de 200 servidores da Rede Federal, ficará responsável pela execução das atividades. Natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, handebol, futsal, atletismo e basquete, são algumas das modalidades que os estudantes competirão.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, a execução dos jogos em Poços de Caldas será um momento significativo para o instituto. “Apoiamos a prática esportiva, não somente pelos reconhecidos benefícios a saúde, mas também como importante componente educativo, que contribui com a formação do caráter dos jovens, ao mesmo tempo que oportuniza um ambiente de socialização”, aponta.

Etapas – Os JIF são organizados em três estágios. A primeira etapa é local e ocorre na própria instituição. Os classificados vão para a regional e por último disputam a fase nacional.

Reunião – Após prestigiarem a cerimônia de abertura dos JIF, os reitores dos Institutos Federais, do Colégio Pedro II e os diretores-gerais dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), participarão da 79ª Reunião Ordinária do Conif.