Página Inicial > Notícias > Estudante conquista bronze em olimpíada internacional

Estudante conquista bronze em olimpíada internacional

Aluno do Campus Santa Inês, Clistenys Eduardo ficou em terceiro lugar na competição.
  • Maycon Rangel
  • publicado 11/08/2017 12h02
  • última modificação 11/08/2017 12h10

O estudante Clistenys Eduardo de Sousa, do Campus Santa Inês, conquistou uma medalha de bronze na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), olimpíada internacional de Matemática que neste ano aconteceu em Kuala Lumpur, capital da Malásia, de 2 a 6 de agosto. A delegação do IFMA foi composta também pelos estudantes Robson Luan do Nascimento (1º ano) e Joefton Trindade (3º ano) e pelo professor Pessoa Júnior, diretor de Desenvolvimento de Ensino do campus. Essa foi a primeira vez que estudantes brasileiros participaram da olimpíada, representando três instituições de ensino: além do IFMA Campus Santa Inês, o Colégio Farroupilha, de Porto Alegre – RS e a Escola Estadual Maurício Murgel, de Belo Horizonte – MG.

Clistenys Eduardo cursa o 3º ano do curso técnico integrado em Edificações e afirma que sempre teve interesse por Matemática, mas que passou um tempo sem se dedicar ao estudo da área; seu “amor” pela disciplina voltou a partir das oportunidades oferecidas pelo IFMA, como ele relata: “Foi uma experiência jamais vivida por mim, pelo menos não até agora. Além de participar do evento disputando essa premiação, também pude interagir com países e culturas diferentes, uma oportunidade única que pude vivenciar graças a Deus e ao IFMA Campus Santa Inês. Tenho a sensação de dever cumprido, pois a responsabilidade não era pequena, afinal, representar um estado é um ato alcançado por poucos e desta vez tive a honra de carregar essa nobre responsabilidade”.

De acordo com o professor Pessoa Júnior, essa conquista vai contribuir para despertar o interesse dos estudantes pela Matemática e fortalecer ainda mais o nome do IFMA na região. “Nossos alunos vão atuar como embaixadores da Matemática na cidade, de forma que eles façam palestras, principalmente em escolas do Ensino Fundamental”.

O diretor-geral do Campus Santa Inês, Aristóteles Lacerda, ressalta que essa é uma vitória da esperança, do conhecimento e do Instituto. “A própria participação do IFMA na Olimpíada constitui-se numa vitória! A medalha alcançada pelo educando Clistenys Eduardo Teixeira abrilhantou ainda mais esta participação vitoriosa!  Tudo isso revela o quão somos capazes de transcender os obstáculos, através da humildade, do trabalho coletivo, da perseverança e da valorização da educação. O Instituto Federal do Maranhão entende sua responsabilidade e procura criar possibilidades para uma formação mais plena. Eis a prova. Parabéns ao professor Pessoa Júnior, Joefton Trindade, Robson Luan e, de modo especial, a Clistenys Eduardo, e a todos que acreditaram neste projeto!”

A competição

A Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) acontece anualmente e tem origem em Hong Kong. A competição visa aprimorar as habilidades de pensamento crítico e troca de informações entre os estudantes, além de promover o desenvolvimento cultural e educacional. É organizada pela Asia International Mathematical Olympiad Union desde 2012 e tem sido reconhecida internacionalmente com a participação de delegações de 13 países, Malásia, Singapura, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Cazaquistão, Hong Kong, Taiwan, China, Macau, Coréia do Sul, Bulgária e Myanmar, além do Brasil que teve sua primeira participação neste ano. Os alunos disputam as provas de acordo com as séries que cursam.

A Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC) é a instituição no Brasil que seleciona as equipes para participarem de olimpíadas internacionais. A entidade convida as escolas com os melhores resultados na Olimpíada Matemática sem Fronteiras. Os estudantes do IFMA Santa Inês são medalhistas há três anos consecutivos na competição: 2015 (2 medalhas de bronze), 2016 (1 medalha de prata e 1 de bronze) e 2017 (1 medalha de bronze).

Desfile de Campeões

A comitiva foi recebida em Santa Inês com desfile em carro aberto. A recepção ocorreu na entrada da cidade e o desfile seguiu pelas principais ruas, com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Prefeitura Municipal e outros órgãos.

Estudantes das escolas municipais acompanhados de professores, da secretária de Educação municipal, professora Maria do Carmo; alunos do IFMA Campus Santa Inês, acompanhados de servidores do Campus; representantes da Maçonaria local, imprensa, familiares entre outros.

Ao final da carreata, houve uma reunião na quadra do campus com alunos, servidores, os discentes que participaram da olimpíada e seus familiares e o professor Pessoa Júnior.