Página Inicial > Notícias > Mensagem do Reitor do IFMA em homenagem aos Estudantes

Mensagem do Reitor do IFMA em homenagem aos Estudantes

Em mensagem direcionada aos estudantes, Roberto Brandão convoca para a reflexão sobre o papel e os caminhos da educação no Brasil.
  • publicado 11/08/2017 15h21
  • última modificação 11/08/2017 15h35

Educação é o pilar da sociedade

É comum em nosso cotidiano escutarmos frases como: “a educação é o futuro da nação”, “não se gera desenvolvimento sem investimento em educação”, “educação é o caminho para o progresso”. Na data de hoje, quando comemoramos o Dia do Estudante, essas frases, algumas já bem antigas inclusive, continuam com uma leitura atual e relevante. Elas demonstram a importância que a educação representa em uma sociedade.

É senso comum que a educação é uma ferramenta transformadora, em todos os aspectos – econômico, social e cultural. A educação é libertadora. Mas tenho de forma muito clara que você, estudante, deve aproveitar esta data para fazer um exercício, uma reflexão sobre o papel da educação em sua vida, das oportunidades que ela lhe apresenta, a sua aplicabilidade.

Em nosso país, o cenário atual é o reordenamento das políticas educacionais – discute-se o modelo de financiamento da educação superior, o investimento público e, sobretudo, o modelo de educação que devemos seguir. Em curso, por exemplo, temos a discussão da Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. São iniciativas que, concretizadas, representam uma mudança de paradigma na atuação das instituições que ofertam desde a educação básica até os cursos de pós-graduação, no seu relacionamento com os estudantes e, sobretudo, no processo de ensino-aprendizagem.

Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) tem cumprido a sua missão institucional na oferta da educação profissional e tecnológica pública.  Já ultrapassamos a marca de 43 mil alunos matriculados em 69 cursos técnicos, 24 cursos superiores, três mestrados e nove cursos de especialização, distribuídos em 29 campi em nosso estado. Nossa atuação é intensificada por meio de iniciativas como Parfor, e-Tec, UAB, Pronatec, Profuncionário, Procampo, Pronera e, em breve, o MedioTec, ampliando nosso alcance territorial para mais de 70 cidades maranhenses.

Estudante, parabéns pelo seu dia!

Roberto Brandão

Reitor do Instituto Federal do Maranhão – IFMA

Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF.