Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Mensagem do Reitor do IFMA em homenagem aos Estudantes
Início do conteúdo da página Notícias

Mensagem do Reitor do IFMA em homenagem aos Estudantes

Em mensagem direcionada aos estudantes, Roberto Brandão convoca para a reflexão sobre o papel e os caminhos da educação no Brasil.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 11/08/2017 15h21
  • última modificação 11/08/2017 15h35

Educação é o pilar da sociedade

É comum em nosso cotidiano escutarmos frases como: “a educação é o futuro da nação”, “não se gera desenvolvimento sem investimento em educação”, “educação é o caminho para o progresso”. Na data de hoje, quando comemoramos o Dia do Estudante, essas frases, algumas já bem antigas inclusive, continuam com uma leitura atual e relevante. Elas demonstram a importância que a educação representa em uma sociedade.

É senso comum que a educação é uma ferramenta transformadora, em todos os aspectos – econômico, social e cultural. A educação é libertadora. Mas tenho de forma muito clara que você, estudante, deve aproveitar esta data para fazer um exercício, uma reflexão sobre o papel da educação em sua vida, das oportunidades que ela lhe apresenta, a sua aplicabilidade.

Em nosso país, o cenário atual é o reordenamento das políticas educacionais – discute-se o modelo de financiamento da educação superior, o investimento público e, sobretudo, o modelo de educação que devemos seguir. Em curso, por exemplo, temos a discussão da Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. São iniciativas que, concretizadas, representam uma mudança de paradigma na atuação das instituições que ofertam desde a educação básica até os cursos de pós-graduação, no seu relacionamento com os estudantes e, sobretudo, no processo de ensino-aprendizagem.

Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) tem cumprido a sua missão institucional na oferta da educação profissional e tecnológica pública.  Já ultrapassamos a marca de 43 mil alunos matriculados em 69 cursos técnicos, 24 cursos superiores, três mestrados e nove cursos de especialização, distribuídos em 29 campi em nosso estado. Nossa atuação é intensificada por meio de iniciativas como Parfor, e-Tec, UAB, Pronatec, Profuncionário, Procampo, Pronera e, em breve, o MedioTec, ampliando nosso alcance territorial para mais de 70 cidades maranhenses.

Estudante, parabéns pelo seu dia!

Roberto Brandão

Reitor do Instituto Federal do Maranhão – IFMA

Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF.

registrado em:
Fim do conteúdo da página