Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA aprova a criação de cursos técnicos, de graduação e de especialização
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA aprova a criação de cursos técnicos, de graduação e de especialização

Em reunião do Conselho Superior (CONSUP), os gestores aprovaram a reformulação de cursos técnicos e a criação de novos cursos técnicos, de graduação e de especialização. A reunião aconteceu nesta segunda (28), no Campus São Luís-Centro Histórico.
  • Andréia Lima
  • publicado 29/08/2017 13h00
  • última modificação 29/08/2017 13h01

Imprimir

O auditório Zezé Cassas do Campus São Luís – Centro Histórico foi a sede da 38ª reunião do CONSUP.

Aconteceu na manhã desta segunda (28) a 38º reunião ordinária do Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Durante a reunião, foram apresentados aos conselheiros: a regulamentação que trata dos trabalhos esporádicos dos docentes em regime de dedicação exclusiva; a reformulação e a criação de cursos técnicos, a criação de um curso superior e a criação de três cursos de especialização. Todos esses pontos foram aprovados (alguns com retificação) pelos membros do CONSUP. O auditório Zezé Cassas do Campus São Luís – Centro Histórico foi a sede dessa reunião.

Na ocasião, o professor do Curso de Artes Visuais do IFMA Campus São Luís – Centro Histórico, Ramusyo Brasil, entregou ao reitor Roberto Brandão o seu livro recém-lançado “História, Política e Imagem Dialética”. A obra foi organizada pelo professor e teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA) e apoio da Editora do IFMA (EDIFMA) e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do IFMA. A realização é do NUPPI/IFMA e NEAMP/PUC-SP.

Ao final da reunião houve, também, a alteração do regime de trabalho dos professores Pedro Alves Fontes Neto e Ronaldo Henrique Sotero dos Santos. Os professores tinham regime de 20 horas e agora serão 40 horas com dedicação exclusiva.

Confira as pautas do CONSUP:

Regulamentação de trabalhos esporádicos para professor – O representante da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), o professor do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo, Paulo César Dorval, explica que a regulamentação é voltada para professores em regime de trabalho de 40 horas com dedicação exclusiva. A partir da aprovação da resolução, os professores vão poder solicitar, por até 8 horas semanais ou 416 horas anuais, a participação em atividades esporádicas em instituições de ensino e tecnologia.

“Essa resolução é boa porque vem ao encontro dos interesses da ciência e tecnologia do país. Às vezes a gente tem professores qualificados na instituição impedidos de desenvolver pesquisas em outros órgãos. Por exemplo, o Centro de Lançamento de Alcântara é uma instituição de Ciência e Tecnologia e hoje a gente pode desenvolver pesquisa lá dentro. E isso é bom pois atualiza os nossos professores com tudo o que há de moderno hoje”, analisou Paulo Dorval.

Criação e reformulação de cursos técnicos – Durante a 38ª reunião do CONSUP foram aprovadas a criação de 12 cursos técnicos para atender a demanda dos novos campi e a reformulação de seis outros cursos já existentes. “A criação de novos cursos é muito importante porque apresenta novas possibilidades para a região onde o curso se localiza e isso fortalece os arranjos produtivos locais. Já as reformulações possibilitam que haja uma dinâmica e atualização dos cursos de acordo com as novas legislações e a nossa infraestrutura”, pontuou a representante da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) do IFMA, Sônia Pedroni.

Criação de Curso Superior – Foi aprovado, também, o projeto pedagógico do Curso Bacharel em Agronomia do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras. “O Campus se preparou para a criação desse curso. Criou uma estrutura de laboratórios, salas, fazendas e qualificação dos docentes. Dos 42 professores do Campus 52% já tem título de mestre ou doutor e 10% a 15% são doutorandos ou mestrandos. Então o Campus tem um corpo docente considerado muito bom”, relatou a representante da PROEN, Gorete Mesquita.

O curso foi aprovado com previsão de funcionamento para 2018 com 40 vagas.

Criação de cursos de especialização – Por fim, foram apresentados e aprovados (com algumas retificações) os projetos de três cursos de especialização: Ensino de Educação para as Relações Étnicas e Raciais no Campus São João dos Patos; Controle de Qualidade no Campus Bacabal e Arte, Mídia e Educação no Campus São Luís – Centro Histórico. “Nós, enquanto PRPGI, estamos muito felizes com esse aumento de cursos de pós-graduação latu sensu em nosso Instituto. Isso só vem a somar com a questão da verticalização do ensino. A ideia é fortalecer o ensino de pós-graduação no IFMA”, declarou a chefe do departamento de pós-graduação do IFMA, Dayana Delmiro.

 

Fim do conteúdo da página