Página Inicial > Notícias > IFMA é finalista em sete categorias do Prêmio Fapema

IFMA é finalista em sete categorias do Prêmio Fapema

Resultado final da premiação será divulgado no dia 06 de dezembro.
  • Assessoria de comunicação, com informações da Fapema
  • publicado 08/11/2017 10h32
  • última modificação 08/11/2017 10h32

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgou a relação de finalistas indicados ao Prêmio Fapema Neiva Moreira 2017. O objetivo da premiação é incentivar a produção científica e tecnológica do Maranhão, por meio do reconhecimento de ações de estudantes, pesquisadores e inventores que tiveram atuação de destaque no Estado. Para cada modalidade foram indicadas pelo comitê de julgamento até três propostas submetidas.

Estudantes e servidores do Instituto Federal Maranhão (IFMA) concorrem como finalistas em sete categorias: Pesquisador Júnior, Dissertação de Mestrado (Área: Ciências Exatas e Engenharias), Dissertação de Mestrado (Área: Ciências Humanas e Sociais), Tese de Doutorado (Área: Ciências Agrárias), Tese de Doutorado (Área: Ciências Exatas e Engenharias), Jornalismo Científico e Pop Vídeo Ciências. Há trabalhos pré-selecionados dos campi Barreirinhas, Caxias, Codó, Monte Castelo, Porto Franco e da Reitoria.

O resultado final será divulgado durante a Cerimônia de premiação, prevista para acontecer no dia 06 de dezembro. Os trabalhos vencedores receberão o troféu oficial do concurso, um diploma e uma premiação no valor definido no edital do prêmio. Serão destinados às premiações R$ 207 mil oriundos do Governo do Estado do Maranhão.

Confira os finalistas do IFMA:

Categoria Pesquisador Júnior

– Proponente: Ana Beatriz Soares Pereira aluna do curso técnico em Comunicação Visual Integrado – Campus Monte Castelo

– Orientadora: Ivana Márcia Oliveira Maia (professora – Campus Monte Castelo)

– Trabalho: Ambiente gráfico para jogo educativo inclusivo.

– Proponente: Lara Maria Almeida Ferreira aluna do curso técnico em Comunicação Visual Integrado – Campus Monte Castelo

– Orientadora: Ivana Márcia Oliveira Maia (professora – Campus Monte Castelo)

– Trabalho: Design gráfico aplicado ao resgate da documentação técnica das embarcações maranhenses.

Categoria: Dissertação de Mestrado / Área: Ciências Exatas e Engenharias

– Proponente: Meirinalva Batista Miranda Coelho (professora – Campus Codó)

– Orientador: Marcelo Moizinho Oliveira (professor Campus Monte Castelo) – PPGEM

– Trabalho: Síntese e caracterização de pigmentos cerâmicos à base de cucr2o4 por métodos químicos.

Categoria: Dissertação de Mestrado / Área: Ciências Humanas e Sociais

– Proponente: Lindemberg Costa Júnior (professor – Campus Porto Franco)

– Trabalho: Fatores que influenciam a percepção de qualidade dos candidatos políticos: análise na visão do eleitor baixa renda.

– Orientador: Aziz Xavier Beiruth

Categoria Tese de Doutorado / Área: Ciências Agrárias

– Proponente: Andreia Freitas de Oliveira (professora – Campus Caxias)

– Trabalho: Bioprospecção de produtos vegetais do cerrado maranhense com atividade antihelmíntica.

– Orientador: Livio Martins Costa Junior

Categoria Tese de Doutorado / Área: Ciências Exatas e Engenharias

– Proponente: Ariel Soares Teles (professor – Campus Barreirinhas)

– Trabalho: Um mecanismo baseado em lógica nebulosa para a identificação de situações de usuários aplicado à privacidade em redes sociais móveis.

– Orientador: Francisco José da Silva e Silva

Categoria Jornalismo Científico

– Proponente: Mariela Costa Carvalho (jornalista – Reitoria)

– Reportagem: Pesquisa usa plantas nativas no controle de parasitas em cabras.

Categoria Pop Vídeo Ciências

– Proponente: Anthony Soares de Alencar – aluno do curso de Engenharia Elétrica Industrial – Campus Monte Castelo

– Vídeo: Modelagem e projeto de um controlador PID de velocidade e tração em motores elétricos BLDC: estudo de caso em um protótipo veicular elétrico.

– Proponente: Luíza Beatriz Rosa Lima – aluna do curso técnico em Comunicação Visual Integrado – Campus Monte Castelo

– Vídeo: Educação inclusiva pela perspectiva da arte.